“Avisem-me se eu começar a me tornar eu mesma demais”: Lispector nos anos de chumbo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

Estas considerações integram trabalho mais amplo sobre a experiência das configurações identitárias de gênero nos anos de chumbo no Brasil. As crônicas semanais de Clarice Lispector, publicadas no Jornal do Brasil, de meados dos anos 1960 até início dos anos 1970, lançam luz sobre os processos de formação de subjetividades contra o quadro repressivo por parte do Estado totalitário de então. Sua pena atravessa os tênues limites entre o ficcional e o não ficcional, sempre no risco da emergência do estranho (Sigmund FREUD, 1976), elemento básico à dinâmica de gênero no jogo literário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Rosito, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestre em Inglês pela State University of New York at Buffalo (1982), doutora em Literatura Comparada, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e Professora Adjunta de Literatura Brasileira da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e membro do GP CNPq GEDIR - Gênero Discurso e Imagem.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

Rosito, V. (2018). “Avisem-me se eu começar a me tornar eu mesma demais”: Lispector nos anos de chumbo. Revista Estudos Feministas, 26(3). https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Artigos