A adoção por casais do mesmo sexo na Colômbia, uma revisão a partir da Psicanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

Esse artigo apresenta uma revisão bibliográfica de conceitos-chave relacionados com o gênero, a identidade sexual, o desejo e o prazer, a partir de construções teóricas fornecidas pela psicanálise para entender a subjetividade e sua relação com o aspecto sexual nos seres humanos. A multiplicidade de opções nesta relação evidencia que o masculino e o feminino não são exclusivos deles ou delas. O artigo questiona as referências dos manuais psiquiátricos e a evolução de suas dicotomias a respeito do normal e do patológico na vivência da sexualidade, para então ocupar-se da maternidade e da paternidade, questionando os debates que surgiram sobre a possibilidade de adoção por pessoas do mesmo sexo, e insistindo em que a função simbólica em relação a uma criança nem sempre coincide com a dos pais biológicos, e que ser pai ou ser mãe é uma construção simbólica ligada ao desejo, não à genética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaime Carmona Parra, Universidad de Manizales

Psicólogo, magíster en Ciencias Sociales, doctor en Psicología Social y Postdoctorado en Ciencias Sociales, Niñez y Juventud. Director de la Escuela de Psicología de la Universidad de Manizales. Líneas de investigación: niñez y conflicto armado, violencia contra la mujer, comportamientos autodestructivos en niños y jóvenes. Publicaciones: Libros: Las Niñas de la Guerra en Colombia, Ed. Universidad de Manizales, 2014; La Carrera de las Niñas Soldado en Colombia, Ed. Funlam, 2013. Artículo: Girl Soldiers i Colombia: five views. Revista Universitas Psychologica, Universidad Javeriana v. 11, n. 3. julio – septiembre de 2012.

Isabel Cristina Posada, Universidad de Antioquia

Psicóloga, Magíster en Salud Pública. Profesora Facultad Nacional de Salud Pública, Universidad de Antioquia

Publicado

2018-11-28

Como Citar

Carmona Parra, J., & Posada, I. C. (2018). A adoção por casais do mesmo sexo na Colômbia, uma revisão a partir da Psicanálise. Revista Estudos Feministas, 26(3). https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Artigos