Relações de gênero no cinema: contestação e resistência

Autores

  • Rosana Cássia Kamita Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

Neste texto, pretende-se destacar as principais questões referentes às relações de gênero no cinema, apresentando uma análise crítica da participação da mulher, em diferentes papéis, tanto na atuação quanto na direção cinematográfica. A crítica feminista do cinema leva em conta, também, as expectativas do público em um contexto histórico-social, e contribui para a reflexão sobre a postura de resistência de algumas cineastas. São destacadas, ainda, as relações entre as mulheres e o cinema no Brasil, nas décadas de 60, 70 e 80.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Cássia Kamita, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na Graduação em Letras e Pós-Graduação em Literatura. Coordenadora do Grupo de Trabalho A Mulher na Literatura, da Anpoll (Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística), no biênio 2014-2016. Integrante do Grupo de Pesquisa do Instituto de Estudos de Gênero - IEG/UFSC. Integrante da Editoria de Artigos da Revista Estudos Feministas - REF. Coordenadora do Núcleo Literatual - Estudos Feministas e Pós-Coloniais de Narrativas da Contemporaneidade. Co-Coordenadora do IEG - Instituto de Estudos de Gênero, da Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Downloads

Publicado

2017-10-23

Como Citar

Kamita, R. C. (2017). Relações de gênero no cinema: contestação e resistência. Revista Estudos Feministas, 25(3), 1393–1404. https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Seção Temática: Gênero, Cinema e Audiovisual