Feminismo materialista na França: sócio-história de uma reflexão

Autores

  • Maira Luisa Gonçalves Abreu Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

O feminismo materialista constitui uma das correntes mais importantes do feminismo
francês. São identificadas com essa perspectiva diversas análises antinaturalistas para as quais o conceito de relações sociais tem uma centralidade – notadamente aquelas produzidas por Christine Delphy, Colette Guillaumin, Nicole-Claude Mathieu e Monique Wittig. Este artigo se propõe a apresentar a emergência dessas teorizações no bojo das intensas mobilizações da década de 1970 e algumas de suas ideias centrais. Partindo de diferentes tipos de fontes como panfletos, textos de revistas militantes e outros materiais não publicados, o objetivo é abordar tais teorias no contexto histórico e teórico no qual emergiram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Luisa Gonçalves Abreu, Universidade de São Paulo (USP)

Maira Abreu é pós-doutoranda em Sociologia na Universidade de São Paulo. Doutora em Ciências Sociais (2016) pela Universidade Estadual de Campinas e Mestre em Sociologia (2010) pela mesma universidade, é autora de Feminismo no exílio: o Círculo de Mulheres Brasileiras em Paris e o Grupo Latino-Americano de Mulheres em Paris (São Paulo: Alameda, 2016) e uma das organizadoras da coletânea de artigos de autoras feministas materialistas francesas Patriarcado desvendado: teorias de três feministas materialistas publicado pela Editora SOS-Corpo em 2016.

Downloads

Publicado

2018-11-28

Como Citar

Abreu, M. L. G. (2018). Feminismo materialista na França: sócio-história de uma reflexão. Revista Estudos Feministas, 26(3). https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Artigos