O feminismo brasileiro desde os anos 1970: revisitando uma trajetória

Autores

  • Cynthia Andersen Sarti Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000200003

Resumo

Com base na experiência brasileira das últimas décadas, o texto aborda o feminismo como um fenômeno que, embora enuncie genérica e abstratamente a emancipação feminina, se concretiza no âmbito de contextos sociais, culturais, políticos e históricos específicos. O artigo mostra, inicialmente, o feminismo no Brasil, nos anos 1970, como um movimento de mulheres que se configura em oposição à ditadura militar e que foi se desenvolvendo, nas décadas seguintes, dentro das possibilidades e limites que se explicitaram no processo de abertura política. Argumenta-se, entretanto, que as dificuldades enfrentadas pelo feminismo brasileiro não dizem respeito apenas aos constrangimentos da conjuntura em que se manifestou, mas a impasses de ordem estrutural do feminismo, uma vez que as mulheres não são uma categoria universal, exceto pela projeção de nossas próprias referências culturais. Sua existência social e cultural implica a diversidade, instituindo fronteiras que recortam o mundo culturalmente identificado como feminino. A análise do feminismo, assim, requer a referência ao contexto de sua enunciação, que lhe dá o significado. Da mesma maneira, a análise das relações de gênero implica considerar a noção de pessoa, tal como concebida no universo simbólico ao qual se referem essas relações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Como Citar

Sarti, C. A. (2004). O feminismo brasileiro desde os anos 1970: revisitando uma trajetória. Revista Estudos Feministas, 12(2), 35. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2004000200003

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

  • Heleieth I. B. Saffioti, Sandra Ridenti, Valéria Lamego, Maria Fernanda Bicalho, Miriam Lifchitz Moreira Leite, Eliane Marta Teixeira Lopes, Cynthia Andersen Sarti, Elina G. da Fonte Pessanha, Ilana Strozenberg, Resenhas , Revista Estudos Feministas: v. 5 n. 2 (1997)
  • Carmen Rial, Gilka Girardello, Guacira Lopes Louro, Elina Pessanha, Ilana Strozenberg, Sandra Maria Lapeiz, Angela Arruda, Teresa Negreiros, Maria Lucia de Barros Mott, Maria Luísa Albiero Vaz, Hildete Pereira de Melo, Cynthia Andersen Sarti, Arnaldo Dominguez, Wilton Garcia, Mary Del Priore, Resenhas , Revista Estudos Feministas: v. 2 n. 2 (1994)