Cruzada anti-gênero no Chile: rejeição da lei sobre educação sexual e afetividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2025v33n397443

Palavras-chave:

discursos anti-gênero, ideologia de gênero, educação sexual, congresso, análise do discurso

Resumo

O presente artigo se caracteriza pela análise dos discursos anti-gênero nos argumentos contra o projeto de lei sobre educação sexual e afetividade, expressos na Câmara dos Deputados e Deputadas do Chile. Os discursos anti-gênero foram identificados no âmbito de um projeto de pesquisa de doutorado da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, em que se trabalhou com a transcrição das 13 intervenções contra o projeto de lei. O corpo textual foi submetido a uma análise de discurso centrada na identificação de Repertórios Interpretativos. Os resultados mostram a presença transversal de repertórios neoconservadores e anti-gênero que coincidem com o que tem sido observado na literatura internacional, com variações e nuances específicas dos atores locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inka Mera Adasme, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

É psicólogx (Universidade do Chile), com diploma em Psicoterapia Sistêmico-Narrativa e mestrado em Psicologia Clínica para Adultos. É doutorandx em Psicologia e Transformações Sociais na Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso.

Jose Miguel Mera Adasme, Rebrote Sur Red de Teatro de las Personas Oprimidas

É psicólogo (Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso), possui mestrado em Pesquisa e Intervenção Psicossocial (Universidade Autônoma de Barcelona), é educador popular e facilitador da metodologia do Teatro do Oprimido. É membro do Comitê Inter-regional de Coordenação de Assistentes Sociais e da Rede RebroteSur de Teatro do Oprimido.

Referências

ANASTASÍA, Pilar. “Apuntes generales sobre ciudadanía, infancia, sexualidad y políticas sentimentales: “¿Alguien por favor quiere pensar en los niños?””. In: BORIA, Adriana; ANASTASÍA, Pilar (coord.). Prácticas Teóricas 3: El lugar de los afectos. Córdoba: Editorial del Centro de Estudios Avanzados, Universidad Nacional de Córdoba, 2019. p. 43-63.

BÁRCENAS, Karina. “Pánico moral y de género en México y Brasil: rituales jurídicos y sociales de la política evangélica para deshabilitar los principios de un estado laico”. Religião & Sociedade. Rio de Janeiro, v. 38, n. 2, p. 85-118, 2018. DOI: 10.1590/0100-85872018v38n2cap03.

BARRIENTOS, Panchiba. Articulaciones antiderechos Violencias, discursos de odio y fundamentalismos, una aproximación sobre su impacto en el Chile actual. Santiago de Chile: Fondo Alquimia, 2022. Disponible en https://www.fondoalquimia.org/blog/articulos/articulaciones-antiderechos-violencias-discursos-de-odio-y-fundamentalismos-una.

CÁMARA DE DIPUTADOS Y DIPUTADAS DE CHILE. Proyecto de ley 11710-04. Establece normas generales en materia de educación sobre sexualidad y afectividad. 2019. Disponible en https://www.camara.cl/verDoc.aspx?prmTipo=SIAL&prmID=50620&formato=p#:~:text=.

CÁMARA DE DIPUTADOS Y DIPUTADAS DE CHILE. “Diario de sesión especial N°89”. 15 de octubre de 2020. Disponible en https://www.camara.cl/legislacion/sesiones_sala/sesiones_sala.aspx.

CAMPOS, Consuelo. “El partido republicano: el el poryecto populista de la derecha radical chilena”. Revista uruguaya de ciencias políticas. Montevideo, v. 30, n. 1, p. 105-134, 2021. DOI: 10.26851/RUCP.30.1.5. Disponible en http://rucp.cienciassociales.edu.uy/index.php/rucp/article/view/479.

CORNEJO-VALLE, Mónica; PICHARDO, J. Ignacio. “‘La ideología de género’ frente a los derechos sexuales y reproductivos. El escenario español”. Cadernos Pagu. São Paulo, n. 50, 2017. DOI: 10.1590/18094449201700500009. Disponible en http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010483332017000200501&lng=es&tlng=es.

CORREDOR, Elizabeth. “Unpacking 'gender ideology' and the global right’s antigender countermovement”. Signs. Chicago, v. 44, n. 3, p. 613-638, 2019. DOI: 10.1086/701171.

ELGUETA, Raúl; SANTONI, Alessandro; FEDIAKOVA, Evguenia. “La persistencia de la fe: cambios y vigencia del clivaje político-religioso en Chile (1938-2017)”. Estudos Ibero-Americanos. Porto Alegre, v. 45, n. 2, p. 149, 2019. DOI: 10.15448/1980-864x.2019.2.31335.

FURINI, Felipe; MARTINEZ, Arlene. “A escalada neoconservadora e a agenda antigênero: o caso da participação do Brasil na Cúpula Demográfica de Budapeste”. Revista Brasileira de Estudos de População. Rio de Janeiro, v. 39, p. 1-22, 2022. DOI: 10.20947/S0102-3098a0183.

GOLDFARB, Eva; LIEBERMAN, Lisa. “Three Decades of Research: The Case for Comprehensive Sex Education”. Journal of Adolescent Health. Chicago, v. 68, n. 1, p. 13-27, 2021. DOI: 10.1016/j.jadohealth.2020.07.036.

GRAFF, Agnieszka; KOROLCZUK, Elżbieta. Anti-Gender Politics in the Populist Moment. London: Routledge, 2021. DOI: 10.4324/9781003133520. Disponible en https://www.researchgate.net/publication/354653959_AntiGender_Politics_in_the_Populist_Moment.

ÍÑIGUEZ, Lupicinio. Análisis del discurso. Manual para las ciencias sociales. Barcelona: Editorial UOC, 2006.

IÑIGUEZ, Lupicinio; ANTAKI, Charles. “El análisis del discurso en Psicología social”. Boletín de psicología. Valencia, n. 44, p. 57-75, 1994.

JUNQUEIRA, Rogério. “A invenção da 'ideologia de gênero': a emergência de um cenário político-discursivo e a elaboração de uma retorica reacionária antigênero”. Revista Psicologia Política. São Paulo, v. 18, n. 43, p. 449-502, 2018. Disponible en http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2018000300004.

KUHAR, Roman; ZOBEC, Aleš. “The Anti-Gender Movement in Europe and the Educational Process in Public Schools”. Center for Educational Policy Studies Journal. Ljubljana, v. 7, n. 2, p. 29-46, 2017. DOI: 10.26529/cepsj.168. Disponible en https://www.cepsj.si/index.php/cepsj/article/view/168.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN DE CHILE (MINEDUC). Orientaciones para el diseño e implementación de un programa en sexualidad, afectividad y género. División de Educación General y Equipo de Unidad de Transversalidad Educativa, 2017.

MELO, Flávia. “Não é fumaça, é fogo! Cruzada antigênero e resistências feministas no Brasil”. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 28, n. 3, p. 1-16, 2020. DOI: 10.1590/1806-9584-2020v28n372564. Disponible en http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2020000300502&tlng=pt.

NYGREN, Katarina Giritli; MARTINSSON, Lena; MULINARI, Diana. “Gender Equality and Beyond: At the Crossroads of Neoliberalism, Anti-Gender Movements, 'European' Values, and Normative Reiterations in the Nordic Model”. Social Inclusion. Lisboa, v. 6, n. 4, p. 1-7, 2018. DOI: 10.17645/si.v6i4.1799. Disponible en https://www.cogitatiopress.com/socialinclusion/article/view/1799.

OTTH, Stephanie; ROMANÍ, Jaime; CUEVAS, Javiera; GARCÍA, Natalia; HINOJOSA, María; SANHUEZA, Francisca. “Educación Sexual Integral en Chile”. In: CORPORACIÓN MILES, Cuarto Informe sobre derechos sexuales y reproductivos en Chile. Santiago de Chile, p. 14-20. 2022.

PINTO, Céli. “Elementos para uma análise de discurso político”. Barbaroi - Revista do Departamento de Ciências Humanas. Santa Cruz do Sul, v. 1, n. 24, p. 78-109, 2006. DOI: 10.17058/barbaroi.v0i0.821. Disponible en http://hdl.handle.net/10183/217032.

POTTER, Jonathan; WETHERELL, Margaret. “El análisis del discurso y la identificación de los repertorios interpretativos”. In: GORDO, Ángel; LINAZA, José (org.). Psicologías, discursos y poder (PDP). Madrid: Aprendizaje Visor, 1996. p. 63-78.

RODRÍGUEZ, Flora. “La ideología de género como exceso: Pánico moral y decisión ética en la política colombiana”. Sexualidad, Salud y Sociedad. Río de Janeiro, n. 27, p. 128-148, 2017. DOI: 10.1590/1984-6487.sess.2017.27.08.a. Disponible en http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64872017000300128&lng=es&tlng=es.

ROUSSEAU, Stéphanie. “Populismo y política antigénero en Perú: De la sociedad civil al escenario electoral”. European Review of Latin American and Caribbean Studies. Amsterdam, v. 0, n. 113, p. 1, 2022. DOI: 10.32992/erlacs.10841.

SILVA, Wenderson; BEZERRA, Carlos; SABINO, Isabel. “Discursos antigênero e políticas curriculares cearenses: entre tensões e resistências”. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v. 16, p. 1-26, 2021.

SILVERSTEIN, Michael. “The uses and utility of ideology”. Pragmatics. Quarterly Publication of the International Pragmatics Association (IPrA), [S. l.], v. 2, n. 3, p. 311-323, 1992. DOI: 10.1075/prag.2.3.11sil. Disponible en http://www.jbe-platform.com/content/journals/10.1075/prag.2.3.11sil.

TRONCOSO, Lelya; STUTZIN, Valentina. “La agenda heteropatriarcal en Chile: Cruces entre política, moral y religión en la lucha contra la ideología de género”. Revista Nomadías. Santiago de Chile, v. 28, p. 9-41, 2019.

VENEGAS, Paula. Autonomía progresiva: el niño como sujeto de derechos. 2010. Licenciada en ciencias jurídicas y sociales. Universidad de Chile, Santiago de Chile, 2010. Disponible en https://repositorio.uchile.cl/handle/2250/107103.

VIDAL, Felipe. “Educación sexual y diversidad en los programas educativos de América Latina”. Revista Electrónica Diálogos Educativos. REDE, v. 10, n. 20, 75-104, 2017.

Publicado

2025-12-02

Como Citar

Mera Adasme, I., & Mera Adasme, J. M. (2025). Cruzada anti-gênero no Chile: rejeição da lei sobre educação sexual e afetividade. Revista Estudos Feministas, 33(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2025v33n397443

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.