Relações de gênero e inovação: atuação de mulheres nos NITs paulistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Resumo

As últimas décadas presenciaram avanços importantes no que diz respeito à inserção e participação das mulheres no campo científico. Entretanto, estudos demonstram que essa participação ainda é menor que a masculina, indicando que as mulheres não avançam na carreira científica de forma igualitária. Partindo do pressuposto de que o crescimento expressivo do número de mulheres nas universidades do país revela que a mulher pode estar mais engajada em trabalhos relacionados ao campo da Ciência, Tecnologia e Inovação, neste artigo verificamos como esta participação tem acontecido na atuação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) paulistas, através de levantamento qualiquantitativo das mulheres neste campo. O intuito foi debater o tema permeado pela relação atual de universidade-empresa considerando o número de mulheres neste processo de inovação, e como um estudo dessa natureza pode ser ferramenta para maiores discussões e/o participações das mulheres no desenvolvimento da Ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Furukawa Liberato, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Araraquara (Uniara) e mestrado em Divulgação Científica e Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é analista de comunicação da Agência de Inovação da UFSCar. Tem experiência na área de assessoria de imprensa, jornalismo radiofônico, webjornalismo e fotojornalismo atuando principalmente com a divulgação científica e a divulgação de patentes desenvolvidas na Universidade.

Thales Haddas Novaes de Andrade, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e doutorado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Atualmente é professor associado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência em diversas áreas das Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: ciência e tecnologia, meio ambiente e inovação.

Downloads

Publicado

2018-08-13

Como Citar

Liberato, T. F., & Andrade, T. H. N. de. (2018). Relações de gênero e inovação: atuação de mulheres nos NITs paulistas. Revista Estudos Feministas, 26(2). https://doi.org/10.1590/%x

Edição

Seção

Artigos