Gender and Corporal Movement Culture: Practices and Perceptions of Boys and Girls

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/%25x

Abstract

This article presents the results and analyses of a study conducted with boys and girls in the 8th and 9th grades in one of the metropolitan regions around São Paulo state, Brazil. We identified their perceptions about their experiences doing physical activities and sports, the frequency that they practice those activities in/outside of school, their interest in relation to those activities, and finally their perspectives practicing those activities for pleasure, their physical competency, and social support. The investigation involved providing a survey with closed-ended questions to the students, and the final sample included 1,742 subjects from 39 schools. Gender proved to be a statistically significant marker in the results: inequalities in gender were favorable to boys in almost all the aspects evaluated, except regarding educator support, which was perceived to be equal.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Helena Altmann, UNICAMP

Professora da Universidade Estadual de Campinas, na Faculdade de Educação Física e no Programa de Pós-graduação em Educação. Coordenadora do GTT Gênero do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2015-2017). Integra o Grupo de Pesquisa Corpo e Educação e o Focus – Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdades. Autora do livro Educação Física Escolar: relações de gênero em jogo (Editora Cortez, 2015).

Eliana Ayoub, Unicamp

Docente da Faculdade de Educação da Unicamp e Vice-Líder do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (Laborarte). Pesquisa na área de formação de professores; educação física escolar; ginástica geral; corpo, linguagem e educação. Vice-Presidente da Comissão Permanente de Formação de Professores da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp e Coordenadora de Gestão Pibid-Unicamp. Dentre suas produções, destacam-se os livros “Ginástica geral e educação física escolar” e “Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos” (publicados pela Editora da Unicamp).

Emília Fernández Garcia, Universidad Complutense de Madrid

Licenciada em Ciências da Atividade Física e do Desporto e Doutora em Ciências da Educação. Diretora  do Grupo de Investigação Estudios de Género en la Actividad Física y el Deporte. Catedrática e Diretora do Departamento de Expresión Musical y Corporal da Faculdade de Educação da Universidad Complutense de Madrid (UCM). Membro do Instituto de Investigaciones Feministas UCM e do Seminário de Mujer y Deporte da Universidad Politécnica de Madrid.

Elena Ramírez Rico, Universidad Complutense de Madrid

Licenciada em Ciências da Atividade Física e do Desporto, diplomada como Mestre em Educação Física e Doutora em Educação. Coordenadora e professora do Departamento de Ciencias del Deporte da UCJC (2006-2007), atualmente professora contratada Doutora do Departamento de Expresión Musical y Corporal da Facultad de Educación da UCM e Coordenadora do Grado de Educación Infantil. Suas investigações e produções científicas se concentram fundamentalmente nas temáticas de gênero e atividade física, desenvolvidas principalmente através do grupo de investigação Estudios de género en la actividad física y el deporte.

Soely Aparecida Jorge Polydoro, Unicamp

Possui graduação em Psicologia pela PUC-Campinas, mestrado em Psicologia Escolar pela PUC-Campinas e doutorado em Educação pela Unicamp. Professora da Unicamp, no departamento de Psicologia Educacional, vinculada ao Grupo de Pesquisa Psicologia e Educação Superior. Linha de investigação orientada para a formação do estudante do ensino superior, especialmente quanto aos processos de integração acadêmica, autorregulação da aprendizagem e dimensões educativas associadas.

Published

2018-04-24

How to Cite

Altmann, H., Ayoub, E., Garcia, E. F., Rico, E. R., & Polydoro, S. A. J. (2018). Gender and Corporal Movement Culture: Practices and Perceptions of Boys and Girls. Revista Estudos Feministas, 26(1). https://doi.org/10.1590/%x

Issue

Section

Thematic Articles