Aparição do Viagra na cena pública brasileira: discursos sobre corpo, gênero e sexualidade na mídia

Autores

  • Mauro Brigeiro Universidad Nacional de Colombia
  • Ivia Maksud Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2009000100005

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão antropológica sobre os discursos e imagens do corpo e da sexualidade na sociedade brasileira com base em um fenômeno social particular: o surgimento do Viagra na esfera pública nacional. Explora as conotações construídas e/ou ratificadas pela mídia impressa em torno deste medicamento, a partir da análise de conteúdo de reportagens publicadas em dois jornais de grande circulação, pertencentes à mesma organização empresarial e dirigidos a públicos distintos. O material analisado data de abril de 1998 a abril de 1999, período correspondente ao início – e ápice – do debate sobre o medicamento no país. O artigo trata dos simbolismos e das estratégias discursivas utilizadas pelos jornais na apresentação do remédio para o público geral e chama a atenção para um apelo a lógicas tradicionais de gênero, a despeito de um cenário contemporâneo de questionamentos acerca das relações entre os sexos e da sexualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Como Citar

Brigeiro, M., & Maksud, I. (2009). Aparição do Viagra na cena pública brasileira: discursos sobre corpo, gênero e sexualidade na mídia. Revista Estudos Feministas, 17(1), 71. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2009000100005

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)