Queer na primeira pessoa: notas para uma enunciação localizada

Autores

  • Daniel Lourenço Nenhuma. Anteriormente, Universidade de Sussex (mestrado) e Universidade de Lisboa (licenciatura).

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p875

Resumo

Neste artigo procuro confrontar o que percepciono enquanto certos enquadramentos positivistas naturalizados na teoria queer contemporânea, em que se reproduzem disposições clássicas da relação formal, afectiva e metodológica sujeito/objecto, desejando, no processo, problematizar o que podemos descrever como os mecanismos de objectificação epistémica e política patente em alguma teoria queer recente. Em contraste, e por via da leitura de contribuições teóricas feministas (especialmente das últimas décadas do século XX), procuro traçar uma contra-narrativa teórica, uma outra trajectória epistémica, que valorize precisamente a mútua implicação entre subjetividade e objetividade, potencializando outra conceitualização de possíveis práticas críticas queer, encarnadas e operacionalizadas por via do corpo sujetivo significante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Lourenço, Nenhuma. Anteriormente, Universidade de Sussex (mestrado) e Universidade de Lisboa (licenciatura).

Daniel Lourenço é investigador independente na área da teoria queer e feminista, com particular enfoque na relação entre a escrita e as corporalidades minoritárias e dissidentes. É licenciado em Artes e Culturas Comparadas pela Universidade de Lisboa e mestre em Dissidência Sexual na Literatura e na Cultura pela Universidade de Sussex. Para além de activista em torno de questões trans*, queer e feministas, está também activo enquanto autor literário, tendo recentemente publicado o trabalho de prosa poética “Lábio/Abril” (Editora Traveller, 2015).

Downloads

Publicado

2017-05-25

Como Citar

Lourenço, D. (2017). Queer na primeira pessoa: notas para uma enunciação localizada. Revista Estudos Feministas, 25(2), 875–887. https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p875

Edição

Seção

Ensaio