Do público e do privado: uma perspectiva de género sobre uma dicotomia moderna

Autores

  • Sofia Aboim Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000100006

Resumo

Neste texto propomos uma interpretação crítica da dicotomia histórica entre público e privado como dinâmica fundamental da modernidade. A partir de uma perspectiva de género, discutimos as fronteiras construídas entre espaço coletivo de cidadania e de sociabilidade e espaço individual de intimidade e desigualdade. Argumentamos a favor de uma relação de cumplicidade, ainda que tensa, entre as duas esferas, observando que a vida privada foi, em grande medida, moldada pelas mudanças operadas na vida pública. Recorrendo a diferentes definições de “público”, notamos que, à medida que as sociabilidades tradicionais, essencialmente masculinas, estudadas entre outros por Ariès ou Sennett, sofriam uma erosão, crescia o sentimento de intimidade, aumentando igualmente a inclusão do privado no público através do alargamento da cidadania, em consequência das lutas travadas na esfera pública por vários movimentos de emancipação, como o operário ou o feminista. À medida que a pessoa era retirada da comunidade, do clã, do grupo de parentesco, em que eram “naturais” as desigualdades, no sentido aristotélico do termo, ia-se reencontrando progressivamente como indivíduo portador de cidadania. Se o espaço privado se tornou central na definição de uma identidade, ele é também crescentemente atravessado por mecanismos públicos de regulação. Nesse sentido, o movimento de ascensão do privado, que nas últimas décadas tem ocupado espaço de debate, deve ser cuidadosamente reinterpretado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Aboim, Universidade de Lisboa

É doutora em Sociologia pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (2004). Trabalha desde 1997 no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, na qual atualmente é Investigadora Auxiliar, desenvolvendo investigação sobre família, conjugalidade e curso de vida, relações e identidades de género, feminismo, masculinidade e sexualidade, pós-colonialismo e modernidade. Publicou livros e artigos sobre essas temáticas em revistas nacionais e estrangeiras e é autora de Plural Masculinities: The Remaking of the Self in Private Life (Ashgate, 2010). Coordena atualmente projetos de investigação na área de família, género e sexualidade.

Downloads

Publicado

2012-05-24

Como Citar

Aboim, S. (2012). Do público e do privado: uma perspectiva de género sobre uma dicotomia moderna. Revista Estudos Feministas, 20(1), 95–117. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2012000100006

Edição

Seção

Artigos