Chamada de Artigos

Sobre o tema

 Filosofia da Educação Matemática se caracteriza por uma complexidade cuja constituição é interdisciplinar, trabalhando com áreas do conhecimento que operam com lógicas distintas. Traz consigo as ciências humanas e as exatas. Aquelas são explicitadas pela Filosofia e pela Educação, ambas com interrogações e modos de proceder específicos. A primeira, a Filosofia, interroga a realidade, o conhecimento, o valor e seus procedimentos são analíticos reflexivos, sempre tendo como alvo a universalidade do tema investigado. A segunda, a Educação, levanta questionamentos de cunho também filosóficos, como o fim que aponta teleologicamente a meta do por que educar e o modo de ser e de conhecer do ser humano, porém, trabalha estes últimos temas das perspectivas das práticas educacionais e respectivas teorias. Tem como alvo assuntos sobre os modos de ensinar e de aprender, sobre os aspectos cognitivos da aprendizagem, sobre a realidade da instituição escola. A Matemática, ciência exata, apresenta modos característicos de produzir conhecimento, condizentes com suas interrogações e objetualidades com as quais trabalha.

 

A Filosofia da Educação Matemática toma como dado os estudos e práticas de educar matematicamente, porém os transcende na busca de evitar naturalizar afirmações, tomando-as como verdadeiras. Antes, interroga-as, busca compreender o que dizem. Estabelece, no discurso articulado, um diálogo com os autores, com o tema estudado, com as obras que sustentam o pensar que vai sendo expresso.

No Brasil já contamos com muitos investigadores da área da Educação Matemática que realizam um pensar filosófico sobre o por ela produzido. Assim, entendemos que se faz importante um número especial que tenha como tema a Filosofia da Educação Matemática.

 

Sobre a submissão

Os artigos a serem submetidos a esta edição deverão seguir as normas do periódico disponíveis em https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat e serão avaliados pelos pares.

 

 

Cada autor só poderá submeter à apreciação um único artigo, seja como autor ou co-autor.

O autor deverá cadastrar-se na REVEMAT como autor e encaminhar o artigo para o e-mail sipem2015gt11@gmail.com, informando de que se trata de um artigo para a Edição Temática “Filosofia da Educação Matemática”. Portanto, o artigo para essa edição temática não deverá ser submetido no site da revista, mas enviado a este e-mail criado para este fim.

Período para submissão dos originais: de 01/02/2016 a 30/05/2016.

 

Pretende-se que esta edição especial circule em dezembro de 2016.

 

Informações com Maria Aparecida Viggiani Bicudo, editora e Fabiane Mondine, co-editora  convidadas para essa edição, pelo e-mail sipem2015gt11@gmail.com