Prática de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática<br>The practice of teaching and supervised traineeship in the formation of the mathematics teacher

Autores

  • Rosinete Gaertner Universidade Regional de Blumenau
  • Vanessa Oechsler Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2009v4n1p67

Resumo

O artigo apresenta a trajetória histórica da prática de ensino e estágio supervisionado na legislação da educação brasileira. Busca ainda compreender as mudanças ocorridas no currículo e no papel da prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores de Matemática nos últimos quarenta anos, tendo por base a análise das atividades de estágio no curso de Matemática da Universidade Regional de Blumenau, criado em 1968. Para isso, destaca fatos históricos e aspectos legais relativos à prática de ensino e a realização de estágio, apresenta e interpreta os dados da investigação de campo, concluindo ser fundamental a conexão entre teoria e prática, ação e reflexão na formação inicial do educador.

Biografia do Autor

Rosinete Gaertner, Universidade Regional de Blumenau

possui graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1984), mestrado em Educação Ensino Superior pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1994) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de ensino, história oral e educação matemática, conseqüências pedagógicas, história da educação matemática e formação de professores.

Vanessa Oechsler, Universidade Regional de Blumenau

Possui graduação em Matemática pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2008) e ensino-medio-segundo-grau pelo Colégio Sagrada Família (2004) . Atualmente é Professor do Ensino Médio da Escola Técnica do Vale do Itajaí e Auxiliar de Coordenação Política da Câmara Municipal de Blumenau.

Downloads

Publicado

2009-01-01

Edição

Seção

Artigos