Saberes de Matemática utilizados por técnicos de enfermagem em sua prática profissional<br>Mathematics’ Knowledge used by nursing technicians in their professional practice

Autores

  • Daniel Klug PUCRS/EDUCEM
  • Maurivan Güntzel Ramos PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p119

Resumo

O presente artigo é parte da dissertação de mestrado cujo objetivo foi conhecer os saberes de Matemática que são utilizados pelos profissionais técnicos de enfermagem e como esses conhecimentos são aprendidos no processo formativo desses profissionais. Neste texto, são apresentadas as compreensões da utilização de saberes de Matemática no local de trabalho em que o profissional técnico de enfermagem desenvolve suas funções. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa com abordagem naturalística-construtiva e foco histórico-hermenêutico que deseja chegar à compreensão dos fenômenos e problemáticas as quais investiga, examinando-as no próprio contexto em que ocorrem. Para analisar os dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva que pode ser compreendida como um processo auto-organizado de construção de compreensão em que novos entendimentos emergem. Após a análise dos dados podemos afirmar que muitos saberes e cálculos matemáticos estão presentes na prática dos técnicos em enfermagem. Entre esses, destacam-se os relacionados às ações de cuidado, como o controle do gotejamento de infusões endovenosas, a dosagem de medicações, a diluição de medicações, a infusão por bombas programáveis, o balanço hídrico e as mensurações antropométricas.

Biografia do Autor

Daniel Klug, PUCRS/EDUCEM

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS e professor do Centro de Educação Tecnológica e Pesquisa em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição - Escola GHC.

Maurivan Güntzel Ramos, PUCRS

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, atuando como coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

Downloads

Publicado

2013-07-26

Edição

Seção

Artigos