Percursos na prática pedagógica de matemática Patterns of pedagogic practice of teaching mathematics

Autores

  • Manoel Luiz Sousa Júnior Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
  • Pedro Lucio Barboza Universidade Estadual da Paraiba - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p199

Resumo

O objetivo deste trabalho é fazer um estudo comparativo entre metodologias diferentes adotadas em duas salas de aulas do 7º ano do ensino fundamental. Em uma das salas foi adotada a metodologia tradicional de ensino, na outra sala foi adotada uma metodologia que se aproxima do modelo de cooperação investigativa (Modelo CI) proposto por Alro e Skvsmose (2006). Para coletar os dados foi realizada uma pesquisa-ação com anotações em um diário de campo. Observamos que na sala de aula onde foi adotada a metodologia tradicional os alunos são sempre passivos, diferente dos alunos da turma onde foi trabalhado o modelo CI. Na sala de aula orientada pelo modelo CI os alunos apresentam um melhor desempenho na aprendizagem.

Biografia do Autor

Manoel Luiz Sousa Júnior, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Professor de Matemática da Educação Básica. Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba

Pedro Lucio Barboza, Universidade Estadual da Paraiba - UEPB

Professor do Departamento de Matemática da UEPB. Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Downloads

Publicado

2013-07-26

Edição

Seção

Artigos