Sobre o uso de fontes na disciplina de História da Matemática: Problema 56 do Papiro de Rhind

Autores

  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará http://orcid.org/0000-0002-3819-2381
  • Isabelle Coelho da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Raniele Sampaio Nogueira Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Régis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n2p243

Resumo

Dentre as possibilidades de inserir aspectos históricos no ensino de matemática, o estudo de fontes históricas demanda tempo e dedicação. Seu uso requer uma compreensão detalhada do momento em que foi escrita. Para que esse recurso seja utilizado na educação básica, requer que o professor, na sua formação inicial, tenha contado com experiências que possa possibilitar uma futura aplicação em sala de aula. Esse estudo objetiva apresentar um exemplo da inserção do uso de fontes históricas na disciplina História da Matemática no curso de formação de professores de Matemática na UECE, em particular, o problema 56 do Papiro de Rhind. Para isso, coletamos os dados a partir de uma proposta de atividade desenvolvida em sala de aula, no qual os discentes matriculados na disciplina deveriam traduzir o problema, ressaltando o significado do termo “seked”, explicar sua resolução utilizando a matemática egípcia da época do documento, sua resolução com a matemática atual e fazer uma comparação da matemática antiga com a atual. A partir do coletado foi percebido que a maioria dos alunos resolveu a atividade, mas não apontaram uma explicação completa para os cálculos apresentados, mostrando a dependência das fórmulas prontas e previamente provadas da matemática atual, e que ainda há uma falta de interesse em saber a razão da utilização dessas fórmulas. Portanto, incentivamos que o professor busque um aprimoramento do ensino de alguns conteúdos matemáticos através do uso de fontes históricas e da História da Matemática, ampliando as possibilidades de um maior aprendizado dos alunos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é coordenadora de curso de matemática da Universidade Aberta do Brasil, professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática.

Isabelle Coelho da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Matemática - Lic. Plena pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID desde 2011. Tem experiência na área de Ensino de Matemática e em pesquisa envolvendo História da Matemática.

Raniele Sampaio Nogueira, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Matemática - Lic. Plena pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID desde 2011. Tem experiência na área de Ensino de Matemática e em pesquisa envolvendo História da Matemática.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC. Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - MACIMAT/IFCE (acadêmico). Coordenador Institucional do projeto DINTER entre IFCE - UNIAN/SP em Educaçáo Martemática.

Downloads

Publicado

2016-01-19

Edição

Seção

Artigos