Um estudo sobre as expectativas institucionais para o profissional que ensina trigonometria na educação básica

Autores

  • Maria Cristina Hueb Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Angélica da Fontoura Garcia Silva Universidade Anhanguera de São Paulo

Resumo

Este artigo tem como finalidade investigar os conhecimentos necessários para o professor de Matemática, no que diz respeito à abordagem da Trigonometria na Educação Básica, levando-se em consideração as questões propostas em concursos públicos promovidos pela Secretaria Estadual da Educação de São Paulo – SEE/SP. Tal estudo tem caráter documental, a partir da análise de 20 questões de concursos realizados entre os anos de 2008-2013. Fundamenta-se esta investigação em Robert quanto à abordagem dos níveis de conhecimento esperados para a solução de uma tarefa (técnico, mobilizável e disponível) e Shulman quanto aos tipos de conhecimentos necessários ao professor (conhecimento do conteúdo específico, conhecimento curricular do conteúdo e conhecimento pedagógico do conteúdo). Além das provas, documentos curriculares oficiais Federais e do Estado de São Paulo que abordam a temática em questão foram analisados. Foi criada ainda uma grade de análise para apreciação das questões. Por meio da interpretação dos dados constatou-se que a trigonometria "aparece" entre 3% e 8% das questões de concursos de professores, e, dentre essas, as funções trigonométricas se sobressaem. Os conhecimentos esperados foram sobretudo os mobilizáveis e grande parte deles eram somente relativos aos conteúdos. Os contextos utilizados eram em sua maioria ou reais relativos à intramatemática ou artificiais extramatemáticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Hueb, Universidade Anhanguera de São Paulo

Mestra em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo. Professora da Rede Estadual de São Paulo

Angélica da Fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo

Possui graduação em licenciatura em Matemática, doutora em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP, mestra em Educação pelo Programa Educação: História Política e Sociedade da PUC-SP . Fez estágio de doutoramento Sandwich em 2006, na Escola Superior de Educação de Lisboa sob a supervisão da professora Maria de Lurdes Serrazina.Tem experiência na área de Educação, tendo participado também da Equipe Curricular e de Avaliação da CENP e CIMA da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. É professora contratada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo . Desenvolve atividade de pesquisa sobre a Formação de Professores que ensinam Matemática. Participa do grupo de pesquisa: Observatório da Educação. Os resultados de pesquisa foram publicados em anais de congressos nacionais e internacionais na área.

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Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos