Problematizando o uso das expressões “responsabilidades sociais” e “implicações para a sala de aula”

Autores

  • Marcio Antonio Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n2p328

Resumo

Neste ensaio, apresentam-se modos de teorizações, a partir da temática “Responsabilidades Sociais da Pesquisa em Educação Matemática: implicações para a sala de aula da Educação Básica”. Utiliza-se a análise do discurso, na perspectiva de Foucault, para problematizar as expressões “responsabilidades sociais” e “implicações para a sala de aula”. Argumenta-se que as expressões mencionadas movimentam discursos ligados ao assistencialismo, à caridade, à necessidade de pagar uma dívida moral pela desigualdade de saberes envolvidos na relação pesquisadores-professores ou universidade-escola, no caso de “responsabilidades sociais” e ligados à aplicabilidade imediata em pesquisas e à cultura da performatividade, quando se refere às “implicações para a sala de aula”. Sugere-se o deslocamento da expressão “Responsabilidades Sociais da Pesquisa em Educação Matemática: implicações para a sala de aula da Educação Básica” para a reflexão sobre alguns pressupostos e algumas questões que podem contribuir para a Educação Matemática e, sobretudo, para se repensar algumas práticas investigativas.

Biografia do Autor

Marcio Antonio Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do GPCEM (GP100 – Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática). E-mail: marcio.silva@ufms.br. Site: www.gpcem.com.br

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Publicado

2017-03-02

Edição

Seção

Artigos