Um estudo sobre demonstração matemática por/com computador

Autores

  • Rosemeire de Fatima Batistela Universidade Estadual de Feira de Santana - Feira de Santana/BA e Universidade Estadual Paulista - campus de Rio Claro/SP
  • Taís Alves Moreira Barbariz Doutoranda da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro/SP
  • Henrique Lazari UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp204

Palavras-chave:

Educação Matemática, Demonstração, Computador, Matemática

Resumo

O tema demonstrações matemáticas por/com computador surge do interesse em conhecermos o que um computador fomenta no trabalho do matemático. Isso nos levou à pergunta geradora desse estudo: como o computador pode ser utilizado pelos matemáticos na atividade de demonstrar? A partir daí, empenhou-se em conhecer acerca do significado de demonstração, do que é um computador e como ambas se interceptam na produção do matemático. Nesta busca compreendemos que o computador é aliado do matemático e muitas vezes em tarefas que não são diretamente demonstrar, quais sejam, em decomposição de problemas em casos específicos, verificação e teste de conjecturas, cálculos numéricos, simulações, processos de iteração, imagens gráficas, abordagens experimentais, entre outras. Além disso, compreendemos que o computador junto ao matemático no processo demonstrativo pode promover uma dinâmica de iniciar e reiniciar, no jogo de conjecturar e avançar. Desse modo, ele tem possibilitado a compreensão e a formulação de novos problemas e conjecturas, principalmente em casos com grande quantidade de cálculo. No entanto, mesmo realizando algumas tarefas, o computador nunca exime a presença criativa e a intuição do matemático no processo de demonstração.

Biografia do Autor

Rosemeire de Fatima Batistela, Universidade Estadual de Feira de Santana - Feira de Santana/BA e Universidade Estadual Paulista - campus de Rio Claro/SP

Rosemeire de Fatima Batistela cursou Licenciatura em Matemática pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998 - 2001). Fez mestrado em Educação Matemática na mesma Universidade (2003 - 2004). Trabalhou no ensino público no Ensino Fundamental e Médio no Estado de São Paulo entre os anos de 2001 a 2003. Desde 2005 trabalha como professora do Ensino Superior, principalmente em cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia. Em 2006 começou a trabalhar também em cursos a distância de formação de professores de matemática. Tem experiência na área de Matemática e Educação Matemática. Atualmente atua como professora dedicação exclusiva assistente nível B da área de Educação Matemática do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana/BA. Participa do Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Educação Matemática (FEM) e lidera em parceria o Grupo de Pesquisa Laboratório de Integração e Articulação entre Educação Matemática e Escola na UEFS (LIAPEME-UEFS). Ingressou no Doutorado em março de 2013.

Taís Alves Moreira Barbariz, Doutoranda da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro/SP

Doutoranda em Educação Matemática pela UNESP Rio Claro (ingresso 2013), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009), Especialista em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2004), Especialista em Design Instrucional pela Universidade Federal de Itajubá (2011), Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e Bacharel em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1979)

Henrique Lazari, UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara (1975), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor assistente doutor ms-3 da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Grupos de Álgebra Não Comutaviva, atuando principalmente nos seguintes temas: códigos, telecomunicações, álgebra e educação matemática.

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Publicado

2017-01-25