Etnomatemática: possíveis convergências sobre a ideia de Jogos de Linguagem

Autores

  • Janaína Mendes Pereira da Silva UnB - Universidade de Brasília e SBEM/DF - Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Distrito Federal
  • Regina da Silva Pina Neves UnB - Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp283

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma pesquisa bibliográfica que tem por objetivo analisar as possibilidades de convergências entre a matemática, a etnomatemática e o pensamento filosófico de Ludwig Wittgenstein em sua obra “Investigações Filosóficas”. Buscou-se repensar as concepções que temos da matemática, da etnomatemática e da prática pedagógica perpassando diferentes abordagens sobre a ciência matemática, seus fundamentos epistemológicos e seu ensino nas instituições acadêmicas. Apoiando-se nos pensamentos do filósofo Ludwig Wittgenstein e com base numa perspectiva etnomatemática em diferentes concepções, contextualizando os jogos de linguagem matemáticos.

Biografia do Autor

Janaína Mendes Pereira da Silva, UnB - Universidade de Brasília e SBEM/DF - Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Distrito Federal

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Faculdade Projeção - Brasília. Atualmente atua no apoio administrativo e financeiro na Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - GPPGeR/FE/UnB e docência/monitoria na disciplina de Matemática (escolas particulares). É membro do Grupo de Pesquisa de Investigação em Educação Matemática da UnB (GIEM/Mat/UnB).

Regina da Silva Pina Neves, UnB - Universidade de Brasília

Possui Licenciatura em Matemática (1995) e Especialização em Matemática (1998) pela Universidade Federal de Goiás, Mestrado em Educação (2002) e Doutorado em Psicologia (2008) pela Universidade de Brasília. Tem experiência profissional: 1) na Educação Básica como docente de matemática e coordenadora de área em instituições de ensino públicas e particulares; 2) no Ensino Superior como docente nos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática; 3) na pós-graduação como docente dos cursos de Especialização em Educação Matemática e Psicopedagogia;coordenadora do Curso de Especialização em Educação Matemática; 4) na Educação à Distância como tutora, formadora e autora de material didático para a formação continuada de professores que ensinam matemática (Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais; Ensino Médio) e alfabetizadores de Jovens e Adultos; Atuou como primeira secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (gestão 2010-2013); Desenvolve consultorias desde 2002 para o Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Secretarias Estaduais de Educação nas áreas de tecnologia educacional, formação de professores (presencial, semipresencial e à distância) e avaliação em matemática; Atualmente é professora adjunta, coordenadora da comissão de extensão e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília(UnB); Docente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Exatas, Mestrado Profissional em Matemática (PROFMat/IE/UnB); Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação (UnB); Colaboradora do Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, do Instituto de Psicologia (UnB); Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Distrito Federal; Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Investigação em Educação Matemática da UnB; Grupo de Pesquisas Interdisciplinares sobre Tecnologias e Educação (ÁBACO/FE/UnB); Grupo de Pesquisas e Investigações em Educação Matemática (PI/FE/UnB) e Grupo de pesquisa em Psicologia do Conhecimento (COGITO).

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Publicado

2017-01-25