A tal da matemática: um problema?

Autores

  • Margareth Sacramento Rotondo UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Fernanda de Oliveira Azevedo UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp308

Resumo

Uma oficina trama com um objeto matemático e com disparadores. Objeto matemático: operação divisão. Disparadores: conceitos e modos de operar que são inventados junto a este objeto. Nesta trama, inventam-se problemas com instituídos, com modos de operar, com atuações, com formações. Como efeito, a tal da Matemática é vazada e desterritorializada em seu modo de centralidade e soberania, possibilitando outros modos de, com ela e na invenção de tantos outros, tornar a vida mais potente, inventando formações.

Biografia do Autor

Margareth Sacramento Rotondo, UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Júlio Mesquita Filho (UNESP - RC) (2010), mestre em Educação pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2006), especialista em Educação para a Ciência pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001), especialista em Matemática pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (1996) e graduada em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1986). Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF. Pesquisadora Associada ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC), grupo certificado pelo CNPq. Líder do Travessia Grupo de Pesquisa, grupo de pesquisa certificado pelo CNPq. Tem especial interesse pelos seguintes temas: formação, educação, educação matemática, políticas da cognição, experiência, produção de subjetividade.

Fernanda de Oliveira Azevedo, UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Faculdade de Educação (Faced), na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-MG). Bolsista de mestrado Capes/Fapemig (processo APQ-03416-12) no projeto Formação de professores que ensinam Matemática: produção do conhecimento matemático através do dispositivo-oficina e seus efeitos no ensino e na aprendizagem da Matemática na Escola;, orientado pela professora Drª. Margareth Aparecida Sacramento Rotondo. Graduada no curso de licenciatura em Matemática na mesma Universidade. Bolsista de Treinamento Profissional e de Monitoria, durante a graduação, no projeto Experimentoteca de Matemática: experiência, aprendizagem e produção matemática também sob orientação da professora Drª. Margareth Aparecida Sacramento Rotondo. Atua no Travessia Grupo de Pesquisa (grupo de pesquisa certificado pelo CNPq), ligado ao Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEC/UFJF) . Professora da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2017-01-25