A hermenêutica em educação matemática: compreensões e possibilidades

Autores

  • Fabiane Mondini Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-Campus de Guaratinguetá
  • Luciane Ferreira Mocrosky Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.
  • Maria Aparecida Viggiani Bicudo Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-Campus de Rio claro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p1

Resumo

Neste artigo apresentamos compreensões sobre a hermenêutica filosófica, apontando-a enquanto uma teoria universal, por ser abrangente, não particularizada, crítica e presente desde os primórdios da filosofia ocidental, quando mencionada em Aristóteles, por exemplo. Nossa intenção é tomar as discussões ocorridas no grupo de trabalho de filosofia, no V Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática e conduzir a discussão para um horizonte que abra clareiras, não colocando em julgamento linhas de trabalhos e, muito menos, arbitrando sobre “hermenêuticas” supostamente contrárias à fenomenologia heideggeriana e gadameriana. Assumimos assim, o compromisso de trazer novamente em debate “possibilidades” de se efetuar um trabalho hermenêutico, expondo compreensões que possibilitem aprofundar as discussões havidas, “des-velando” contribuições possíveis para a investigação e prática pedagógica em Educação Matemática.

Biografia do Autor

Fabiane Mondini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-Campus de Guaratinguetá

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2013). professor assistente doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho , Brasil.

Luciane Ferreira Mocrosky, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Brasil(2010). Professor Ensino Básico Técnico Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná , Brasil.

Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-Campus de Rio claro

Doutorado em Ciências pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro, Brasil(1973).Professora titular aposentada da UNESP da Sociedade de Estudos e Pesquisa Qualitativos , Brasil.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Artigos