Diferentes representações para o conceito de inequações: uma análise de livros didáticos de matemática do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2017v12n1p96

Resumo

Apresentamos neste artigo uma análise, relacionada ao conceito de inequação e suas diferentes representações, realizada em seis (06) livros didáticos de Matemática do 1º ano do Ensino Médio, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2015. Buscamos identificar as representações e os possíveis tratamentos e conversões priorizados pelos autores dessas obras, no que se refere especificamente às inequações de 1º grau, inequação-produto, inequação-quociente e inequações simultâneas. Para as análises, consideramos todos os exercícios propostos nas referidas seções e suas respectivas respostas indicadas no final do livro didático do aluno. Como resultado, no que diz respeito aos tratamentos, destacamos que os livros didáticos priorizam o tratamento algébrico para a resolução das inequações. Com relação às conversões, nossas análises mostram que esta atividade cognitiva não é priorizada pelos autores. Uma das obras, por apresentar maior número de  situações-problema, propicia a coordenação entre os registros língua natural e algébrico, fato que é positivo para o ensino de Matemática. Outra obra apresenta um maior número de registros gráficos, em relação às demais coleções, fato que pode enriquecer a aprendizagem do aluno.

Biografia do Autor

Veridiana Rezende, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Doutora pelo do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM da Universidade Estadual de Maringá, com estágio de doutorado na Universidade Charles de Gaulle - Lille 3 na França (2013). Possui graduação (2003) e Mestrado (2005) em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é docente do Colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná - Unespar - Campus de Campo Mourão, onde é chefe da Seção de Pesquisa e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Multidisciplinar - NUPEM, setor responsável pela Iniciação Científica, Iniciação Científica Júnior e Iniciação Científica do Ensino Médio. É docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da UNIOESTE (Mestrado e Doutorado). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática de Campo Mourão - GEPEMCAM, 1ª Secretária da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Paraná (SBEM - PR), Vice-Coordenadora do GT14 - Didática da Matemática da SBEM e membro do Conselho Editorial da Revista Paranaense de Educação Matemática - RPEM (qualis B1).

 

Wilian Barbosa Travassos, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática - PCM da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Graduado em Licenciatura Plena de Matemática pela Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão. No período de 2013 a 2016, participou de Projetos de Iniciação Científica, financiados com bolsas da Fundação Araucária, desenvolvendo trabalhos na área de Educação Matemática, especificamente no campo da álgebra, fundamentados na teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval.

 

Downloads

Publicado

2017-09-13

Edição

Seção

Artigos