A modelagem matemática e o letramento estatístico no ensino de gráficos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62726

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar um projeto de modelagem matemática no qual os alunos da disciplina de Estatística de um curso de serviço em graduação são convidados a pesquisar gráficos estatísticos com o intuito de fazer uma análise crítica. À luz do conceito de letramento estatístico presente nos fundamentos da Educação Estatística, trabalhamos conjuntamente a competência crítica nesse projeto, que resultou em um aproveitamento bastante satisfatório dos alunos. Divididos em grupos, os alunos pesquisaram diferentes jornais, revistas e mídias digitais, construíram um relatório e fizeram uma breve apresentação dos seus resultados. Diversos casos de uso inadequado ou equivocado de gráficos foram apresentados e o engajamento dos alunos na atividade foi bastante proveitoso. Por fim, percebemos um desenvolvimento do letramento estatístico no que se refere ao estudo de gráficos, bem como ficou evidenciada a competência crítica nos alunos.

Biografia do Autor

Celso Ribeiro Campos, PUC-SP

http://lattes.cnpq.br/2456415045021832

Cileda de Queiroz e Silva Coutinho, PUC-SP

  • Programa de Estudos Pós-graduados em Educação Matemática da PUC-SP
  • Coordenadora do GT12 - Ensino de Probabilidade e Estatística, da SBEM, para o período 2009 - 2012
  • Grupo de pesquisa PEA-MAT

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Edição Especial: Educação Estatística