Ensino de estatística: estudantes de licenciatura em Pedagogia discutem em ambiente virtual a experiência de aplicar sequências didáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62770

Resumo

Este estudo analisa como as sequências de ensino que envolvem conceitos de estatística básica podem contribuir na formação docente de estudantes de licenciatura em pedagogia. Para tanto, estudantes de um curso de licenciatura em pedagogia na modalidade a distância (alguns dos quais já atuavam como professores da educação básica ou já tinham contato com alunos durante estágio) aplicaram sequências de ensino que contemplavam conteúdos básicos da estatística a alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental em escolas de educação básica. Os resultados foram analisados sob a ótica de Shulman, que categoriza os conhecimentos do professor ligados ao conteúdo matemático – dos quais destacamos os conhecimentos específicos e pedagógicos necessários à docência nas séries iniciais do Ensino Fundamental – e também sob o conceito de letramento estatístico de Gal, quanto a conteúdos estatísticos. Analisaram-se os relatos dos estudantes sobre suas experiências, disponibilizados em fórum virtual. A análise permitiu vislumbrar possibilidades de reflexão sobre a prática compartilhada entre alunos de licenciatura em pedagogia.

Biografia do Autor

Auriluci Carvalho Figueiredo, Universidade Metropolitana de Santos

Licenciada em Matemática, mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora titular a posentada do Instituto Feseral de São Paulo e atual professora e coordenadora  da Licenciaura em Matemática da Universidade metopolitana de Santos.  Área de pesquisa Estatística, Probabilidade, Formação de Professores. Educação a Distância

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Edição Especial: Educação Estatística