Um cenário da Educação Estatística em cursos de Pedagogia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62802

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa motivada por inquietações a respeito da formação do professor que ensina Matemática nos primeiros anos da Educação Básica. O estudo objetiva traçar um cenário de cursos de Pedagogia no que diz respeito à presença da Estatística em seus currículos prescritos. O corpus do estudo consiste em instituições públicas da Região Sul do Brasil. Para a pesquisa documental, do tipo exploratória, foram obtidas informações das matrizes curriculares e súmulas/ementas das disciplinas de 37 cursos (dos 40 existentes). Para se produzirem os resultados do estudo documental foi utilizada a estatística descritiva e para a análise foram construídas nuvens de palavras, as quais se associam a uma análise qualitativa e exploratória. Os achados sugerem um desalinhamento entre as demandas apontadas pelos currículos prescritos para os Anos Inicias do Ensino Fundamental e as ementas dos cursos de Pedagogia analisados. Enquanto os currículos impõem demandas complexas para o ensino de Estatística na Educação Básica, as disciplinas do curso de formação apresentam tímida presença de saberes estatísticos, tanto aqueles específicos a se ensinar quanto os pedagógicos, demandados para ensinar Estatística. Isso evidencia, portanto, a necessidade de se reverem os componentes curriculares na formação inicial de modo a explicitar nos currículos prescritos a necessidade e intenção de desenvolver tanto conhecimentos estatísticos quanto pedagógicos relacionados à Estatística.

Biografia do Autor

Keli Cristina Conti, UniversidadeFederal de Minas Gerais

Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais.

http://lattes.cnpq.br/5426381590352588

Luciana Neves Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

http://lattes.cnpq.br/9080647872472086

Amari Goulart, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Brasil

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Brasil

http://lattes.cnpq.br/5006491177521235

Everton José Goldoni Estevam, Universidade Estadual do Paraná

Universidade Estadual do Paraná

http://lattes.cnpq.br/7355643831417416

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Edição Especial: Educação Estatística