A pesquisa quanti-ação como ferramenta para o ensino de estatística na Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62828

Resumo

A inclusão de uma Unidade temática denominada Estatística e Probabilidade no BNCC do Ensino Fundamental exige reflexões e experimentos a respeito de como abordar os conteúdos e habilidades propostos. Neste artigo serão apresentados os resultados de uma pesquisa quanti-ação realizada em uma Escola Municipal da rede pública da cidade do Rio de Janeiro. Todas as etapas da pesquisa foram desenvolvidas pelos estudantes do sétimo ano, que participaram ativamente da escolha do tema, coleta e análise dos dados, finalizando com a apresentação dos resultados. Nesta pesquisa foram coletados dados sobre consumo de álcool em 532 estudantes do ensino fundamental matriculados na escola. O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta para desenvolver habilidades estatísticas por meio de desenvolvimento de uma pesquisa. Os resultados demonstraram como é viável e transformador, para estudantes e professores, desenvolverem em conjunto uma pesquisa com tema de interesse dos alunos que passe por todas as etapas de um ciclo investigativo.

Biografia do Autor

Luciane Souza Velasque, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Métodos quantitativos.

Centro de Ciência Exata e Tecnologia.

 

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Edição Especial: Educação Estatística