Análise do currículo de matemática para o ensino médio do Estado de São Paulo: pressupostos teóricos e metodológicos

Autores

  • Daniela Zanardo Rossetto Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Ilha Solteira e Mestre em Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Matemática da UNESP de Ilha Solteira. http://orcid.org/0000-0001-6635-6964
  • Inocêncio Fernandes Balieiro Filho UNESP - Ilha Solteira http://orcid.org/0000-0003-4012-959X

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e67830

Resumo

No presente artigo apresentamos uma análise do Currículo de Matemática do Estado de São Paulo para o Ensino Médio, que está em vigência desde 2008, com o objetivo de discutir o processo de elaboração e desenvolvimento do Currículo, seus pressupostos teóricos e a visão de Matemática e de ensino de Matemática que embasam o documento. Para isso, adotamos a metodologia de análise documental. Por meio da nossa análise, é possível apontarmos que, no Currículo, não está claro o que se entende como habilidades e competências, que a falta de materiais de apoio para o professor são um obstáculo para a implementação efetiva dos pressupostos do Currículo e que ainda que o Currículo preconize a liberdade de escolha de abordagem metodológica por parte do professor, o material adotado em sala de aula (Caderno do Aluno/Caderno do Professor) limita as opções de trabalho dos professores.

Biografia do Autor

Daniela Zanardo Rossetto, Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Ilha Solteira e Mestre em Ensino e Processos Formativos pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Matemática da UNESP de Ilha Solteira.

Licenciada em Matemática

Inocêncio Fernandes Balieiro Filho, UNESP - Ilha Solteira

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Mestre e Doutor em Educação Matemática Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Câmpus de Rio Claro. Professor Assistente Doutor no Departamento de Matemática da UNESP Câmpus de Ilha Solteira. Atua há 18 anos na formação de professores. Docente permanente do Programa de Ensino e Processos Formativos Interunidades da UNESP. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Matemática. Atua na área de Educação Matemática, dedicando-se a pesquisas com ênfase em História da Matemática, Filosofia da Matemática e Fundamentos da Matemática e Formação de Professores.

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Publicado

2020-05-28

Edição

Seção

Currículo e Educação Matemática