Análise do currículo de matemática para o ensino médio do Estado de São Paulo: pressupostos teóricos e metodológicos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e67830Resumo
No presente artigo apresentamos uma análise do Currículo de Matemática do Estado de São Paulo para o Ensino Médio, que está em vigência desde 2008, com o objetivo de discutir o processo de elaboração e desenvolvimento do Currículo, seus pressupostos teóricos e a visão de Matemática e de ensino de Matemática que embasam o documento. Para isso, adotamos a metodologia de análise documental. Por meio da nossa análise, é possível apontarmos que, no Currículo, não está claro o que se entende como habilidades e competências, que a falta de materiais de apoio para o professor são um obstáculo para a implementação efetiva dos pressupostos do Currículo e que ainda que o Currículo preconize a liberdade de escolha de abordagem metodológica por parte do professor, o material adotado em sala de aula (Caderno do Aluno/Caderno do Professor) limita as opções de trabalho dos professores.
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