Aspectos curriculares da educação do campo e a modelagem matemática: relações possíveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e67837

Resumo

O presente trabalho discute aspectos curriculares que constam nos documentos oficiais do estado do Rio Grande do Sul e analisa se a Modelagem Matemática quanto metodologia de ensino pode ser inserida neste cenário. Para isso traçamos como objetivo analisar os documentos que norteiam a Educação do Campo no Rio Grande do Sul com o intuito de verificar se a metodologia da Modelagem Matemática pode ser utilizada nesta realidade e se a mesma pode satisfazer ou não os objetivos propostos. Foram visitadas algumas escolas do campo no interior do estado e foi possível constatar que ainda há muito a ser melhorado nas escolas do campo quanto à organização curricular, novas metodologias e acesso à informação. Da leitura dos documentos, podemos concluir que não há uma política que assegure a formação continuada para que estes profissionais possam se adaptar às diversidades do ambiente, assim, a educação nestas localidades, acaba por seguir os modelos educacionais urbanos, excluindo a riqueza e pluralidade cultural das comunidades.

 

Biografia do Autor

Andressa Franco Vargas, Universidade Franciscana

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Universidade Franciscana, Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Santa Maria, Brasil.

Eleni Bisognin, Universidade Franciscana

Doutora em Matemática

Universidade Franciscana, Professora Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Santa Maria, Brasil.

Referências

Almeida, L. M. W; Silva, K. P.; Vertuan, R. E. (2012) Mathematical Modelling in Basic Education. São Paulo: Contex.

Almeida, L. M. W; Vertuan, R. E. (2015) Discussion on how to Mathematical Modeling in the classroom. In: Almeida, L. M. W. Araújo, J. de. L. Bisognin, E. (Eds.), Mathematical Modeling Practices: Reports of experiences na pedagogical proposals. p.(19 - 44). Londrina: Eduel.

Arroyo, M. G.; Caldart, R. S.; Molina, M. C. For an Countryside Education. (2004) Petrópolis – RJ: Voices.

Barbosa, J. C. (2001) Modeling in Mathematical Education: contributions to the theoretical debate: In: Annal of ANPED Annual Meeting. Recovered on CD-ROM.

Blum, W. Mathematical modelling in mathematics education and instruction.(1993) In: Breteig, T. Huntley, I. Kaiser-Messmer, G. (Eds.) Teaching and learning mathematics in contexto. p.(3-14) Ellis Horwood Limited: Chichester.

Blum, W. Applications and Modelling in mathematics teaching and mathematics education – some important aspects of practice and of research. (1995) In: Slover, C. et. al. Advances and Perspectives in the Teaching of Mathematical Modeling and Applications. p. 1-20. Yorklyn: Water Street Mathematics. (Plenary Lecture).

Blum, W. Niss, M. Applied mathematical problem solving, Modelling, Applications, and links to other subjects: state, trends and issues in Mathematics Instruction. (1991) In: Educational Studies in Mathematics. V. 22, n. 1, p. 27-68.

Constituition of the Federative Republic of Brazil. (1988). Brasília, Federal District. Recovered from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

Resolution nº1 de 3 de Aprill de 2002. (2002) Ministry of Education. National Council of Education. Chamber of Basic Education. Brasilia, Federal District. Recovered fromhttp://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192

Law nº 9.394/1996 de 20 of december de 1996. Law of Basic Education Guidelines and Bases. Brasília, Federal District. Recovered from http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm.

Resolutiono nº 2, de 28 de Abril de 2008. (2008) BRASIL. Ministry of Education. Brasília, Federal District. Recovered from http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/resolucao_2.pdf

Caldart, R. Educação do Campo. (2012) In: Caldart, R. Pereira, I. B. Alentejano, P. Frigotto, G. (Eds.) Countryside Dictonary. p. 257 – 264, Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular.

D’Ambrósio, U. From Reality to Action: Reflections on Mathematical Education. (1996) Campinas/SP: Editora da UNICAMP.

Fiorentini, D. Lorenzato, S. (2006) Research in Mathematical Education: theoretical and methodological paths. Campinas: Autores Associados.

Gauthier, C. Didatic –pedagogical triangle: the triangle that can be seen as square. (2001) Magazine Education of Science. Ijuí: Unijuí.

Gimonet, J. C. (2007) Practice and understand the CEFFA Alternation Pedagogy. Petrópolis, RJ.

Hage, S. M. (2006) The reality of multigrade schools across the achievements in education legislation. In: Proceeding of the Contemporary Education, Culture and Knowledge event: challenges and manifesta commitments. Recovered ond CD-ROM.

National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (INEP). (2007) Ministry of Education. Panorama of Education in the countryside. Brasilia: National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira.

Hargreaves, A. (2002) Learning to change: Teaching beyond contente and standardization. Porto Alegre: Artmed.

Molinari, C. (2009) Interview given to Paola Gentile from Buenos Aires, Argentina. New School Magazine.

Nahirne, A. P. The daily life of a rural school and the social practice of Mathematics Teaching in the conception of the school community. 2017. Dissertation (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Cascavel.

Prado, A. A. Pedagogical ruralismo in Brazil of the New State. (1995) Studies Society and Agricultur. p. 5-27 Rio de Janeiro, n. 4. Recovered from http://%3Cbibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/brasil/cpda/estudos/quatro/adonia4.htm.

Constituition of 1989. (1995) Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Legislative Assembly of the State of Rio Grande do Sul.

Rehfeldt, M.J.H. et. al.(2018) High School Mathematical Modeling: A possibility of learning from water bills. In: Lesh, R.; Galbraith, P.; Haines, C. R.; Hurford, A. (Eds.) p. 103-121. REnCiMa, v. 9, n. 1.

Skovsmose, O.(2001) Critical Mathematics Education: The question of democracy. Campinas, SP: Papirus.

Downloads

Publicado

2020-05-28

Edição

Seção

Currículo e Educação Matemática