Currículo, matemática e ação educativa: a Escola Maria Peregrina na perspectiva do agir comunicativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e67840

Resumo

Esse artigo tem como cenário de investigação a Escola Maria Peregrina, uma escola confessional situada no município de São José do Rio Preto, interior do estado de São Paulo, que trabalha com uma proposta metodológica pautada na Pedagogia de Projetos. O objetivo foi investigar se os principais pressupostos da organização e do desenvolvimento curricular da referida escola favorecem o que Longhi (2005) defende como Ação Educativa na perspectiva do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. Estabeleceu-se um diálogo entre as teorias do currículo e a legislação para o ensino de matemática, tendo como referencial a Ação Educativa na perspectiva do Agir Comunicativo. Os dados foram constituídos por meio de levantamento documental, no qual foram analisados Itinerários Propostos dos projetos, fichas de Comentário do Tutor e/ou Orientador Educativo sobre Atividade do aluno, fichas das autoavaliações dos alunos e o diário (caderno) de anotações do professor especialista da inteligência lógico-matemática. Foi também realizado um levantamento de práticas, no qual foram analisadas a escolha do projeto, a construção do Itinerário Proposto e a maneira como acontecem os plantões de aprendizagem. As análises dos dados evidenciaram que ações desenvolvidas na Escola Maria Peregrina, tais como a maneira de abordar o Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, a relação professor-aluno ao elaborar o Itinerário Proposto e o modo como é tratada a avaliação da aprendizagem, fazem da Ação Educativa uma possibilidade de Agir Comunicativo entre crianças e adolescentes.

Biografia do Autor

Alana Fuzaro de Barros Rodrigues, Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

Professora de Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação do município de São José do Rio Preto - SP

http://lattes.cnpq.br/2095373736939664

Deise Aparecida Peralta, FEIS/Unesp

Professora na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS/ UNESP) e no Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino e Processos Formativos (UNESP/ São José do Rio Preto/Ilha Solteira/ Jaboticabal), São Paulo, Bras

Referências

Araújo, J.L. & Borba, M.C. (2013). Collectively Researching Mathematics Education. In: M.C. Borba & J.L Araújo. (Org.). Qualitative Research in Mathematical Education. 5. ed. Belo Horizonte: Authentic, p. 31–51.

Brazil (1997). Ministry of Education. Secretariat of Elementary Education. National Curriculum Parameters for Elementary School: introduction. Brasilia: MEC / SEF.

Brazil (2017). Ministry of Education. Common National Curriculum Base (BNCC). Education is the foundation. Brasilia: MEC / CONSED / UNDIME.

Canavarro, A. P. Mathematics teaching practices: two teachers, two curricula. (PhD Thesis, University of Lisbon). Lisbon: Mathematics Teachers Association, Theses Collection.

Dewey, J. (1959). Democracy and education. 3. ed. São Paulo: National Publishing Company.

Gardner, H. (1993). Multiple Intelligences: Theory in Practice. Porto Alegre: Medical Arts.

Habermas, J. (2012a). Communicative acting theory. Vol 1. Rationality of action and social rationalization. Sao Paulo, Martins Fontes.

Habermas, J. (2012b). Communicative acting theory. Vol 2. About the critique of functionalist reason. Sao Paulo, Martins Fontes.

Longhi, A.J. (2005). Educational action from the perspective of Jürgen Habermas's theory of communicative acting: a reflexive approach. Doctoral dissertation, State University of Campinas, Campinas, SP, Brazil.

Lopes, T. S. (2011). Curriculum and Affirmative Actions: Multicultural Perspectives. Curriculum Space, 4 (1), 35-39.

Lüdke, M. & André, M. E. D. A. (2015). Education Research: qualitative approaches. 2. ed. Rio de Janeiro: U.S., 2015.

Oliveira, I. B. (1996). Habermas's contribution to democracy in education. Research Papers, 98 (1), 5-13.

Pacheco, J. A. (2005). Curriculum Studies: for the critical understanding of education. Porto: Porto Publisher.

Pacheco, J. A. (2016). For the notion of curriculum transformation. Research Notebooks, 46 (6477), 64-77.

Pacheco, J.A. & Pereira, N. (2007). Curriculum Studies: from theories to school projects. Education in Review, 45 (1), 197-221.

Peralta, D.A. (2012). Continuing education of mathematics teachers in the context of curriculum reform: contributions of communicative action theory. 2012. 209 f. Thesis (PhD) - Paulista State University Júlio de Mesquita Filho, Bauru School of Sciences.

Pompey, C.C. (2013). Mathematics class: the relations between the subject and the mathematical knowledge. Bolema, 27 (45), 303-321.

Ponte, J. P. (2006). Case studies in mathematics education. Bolema, 19 (25), 3-18.

Sao Paulo (2012). (State) Secretariat of Education. São Paulo State Curriculum: Mathematics and its technologies / Secretariat of Education; general coordination, Maria Inês Fini; area coordination, Nilson José Machado. 1. ed. current. Sao Paulo: SE. 72 p.

Sao Paulo. (2014). Curriculum Guidelines of the State of São Paulo: Early Years of Elementary School MATHEMATICS. EMAI. São Paulo: State Department of Education.

Sao Paulo. (2019). (State). SEE - SP; UNDIME - SP. Paulista Curriculum. Sao Paulo: SEE

Peralta, D.A. & Goncalves, H.J.L. (2018). Curriculum development in mathematics education: possibility of (re) politicization of the public sphere through communicative action. In: R. S. R. da Silva (Org.). Formative processes in mathematical education: philosophical and pragmatic perspectives. Porto Alegre: Publisher Fi, pp. 47-66.

Peralta, D.A. & Rodrigues, A.F.B. (2017). Evaluation as an Educational Action in the perspective of Jürgen Habermas's Communicative Action. Mathematical Education in Review, 22, p. 143-161.

Downloads

Publicado

2020-05-28

Edição

Seção

Currículo e Educação Matemática