O currículo de matemática no ensino superior: análise das primeiras matrizes curriculares de uma instituição de ensino superior no agreste de Pernambuco no decorrer de quatro décadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e67849

Resumo

Este trabalho, apresenta um recorte de uma pesquisa de dissertação que encontra-se em andamento na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, a qual busca investigar o impacto que a Faculdade do Belo Jardim – FBJ, mantida pela Autarquia Educacional do Belo Jardim – AEB, tem exercido na formação do/a professor/a de Matemática na Educação Básica no agreste pernambucano ao longo de quatro décadas. Para tanto investigaremos as transformações curriculares, formativas e históricas do curso de Licenciatura em Matemática da instituição. A proposta do estudo apresentado neste trabalho é a análise das primeiras matrizes curriculares vivenciadas na instituição nas décadas de 70 e 80 bem como os documentos oficiais norteadores do respectivo período. Na efetivação da pesquisa realizou-se um aprofundamento teórico do tema buscando posicionar o objeto de estudo no conjunto das discussões teóricas que embasaram o estudo em documentos oficiais, livros, artigos, teses e dissertações que tratam da história e breve trajetória da FBJ, do currículo no Curso de Licenciatura em Matemática na Instituição, pareceres do MEC e Conselho Estadual de Educação. O estudo teve como procedimento metodológico a pesquisa explicativa sob a forma documental de caráter qualitativo, na qual foram consultados autores que identificaram em seus estudos e pesquisas a relevância da Licenciatura em Matemática. A análise das matrizes curriculares da instituição permitiu relevantes reflexões das dificuldades superadas para atender as necessidades temporais com relação ao currículo de Matemática e a formação inicial do professor/a de Matemática.

Biografia do Autor

Josilene Maria de Lima Torres, Universidade Federal e Pernambuco - UFPE


* Mestranda em Educação Matemática - UFPE CAA* Especialista em Matemática - AEB/UFPE* Licenciada em Matemática - AEB/FBJ* Licenciada em Pedagogia - UFRPE
Docente na:* Autarquia Educacional do Belo Jardim - AEB / Faculdade do Belo Jardim - FBJ, sendo cedida da Secretaria de Educação do Município de Belo Jardim - PE (vínculo efetivo)
* Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (vínculo efetivo) 

Edelweis José Tavares Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Docente na Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
Centro Acadêmico do Agreste-CAANúcleo de Formação Docente-NFD
Programa de Pós-graduação em Ciências e Matemática- UFPE/CAANUPEFAP- NÚCLEO DE PESQUISA, EXTENSÃO DE FORMAÇÃO DOCENTE DO AGRESTE PERNAMBUCANO

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Publicado

2020-05-28

Edição

Seção

Currículo e Educação Matemática