A percepção de professores egressos de um curso de licenciatura sobre sua formação matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e68019

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar a percepção sobre a própria formação matemática de professores egressos de um curso de licenciatura para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Como metodologia, recorreu-se à análise documental, com consulta ao Projeto Pedagógico de Curso (PPC), incluindo as ementas, confrontando com dados oriundos de questionários respondidos por egressos do período regular do curso, entre os anos de 2010 e 2014. A partir das análises, evidenciou-se existir uma proposta curricular traduzida parcialmente em sala de aula, haja vista existirem carências de conteúdos específicos de matemática e de desenvolvimento deles em situações práticas, bem como a percepção nas ementas de assuntos gerais de matemática que não repercutem em aprofundamento e ampliação de enfoques no decorrer do tempo de formação e que limitam uma melhor percepção sobre a formação matemática. Conclui-se haver necessidade de ampliação de assuntos matemáticos e reformulação nas abordagens de suas práticas para o fortalecimento da formação matemática do professor no curso investigado.

Biografia do Autor

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, UFPA/IEMCI

Doutora em Educação em Ciências e Matemática, professora de graduação da faculdade de Educação Matemática e Científica e e do Programa de Pós-graduação em Docências em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC)do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI)da Universdidade Federal do Pará(UFPA).

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Marcelo Marques de Araújo, UFPA-IEMCI

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Pará e em Pedagogia pela Universidade do Estado do Pará, Mestrado em Psicologia É doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC) e PPGDOC-IEMCI. Tem experiência nas disciplinas: Psicologia da Educação, Fundamentos da Educação e Estudos de Deficiência Intelectual, Desenvolvimento da Linguagem, Prática de Ensino e Estágio Docente.

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Publicado

2020-05-28

Edição

Seção

Currículo e Educação Matemática