Elementos transversais para a aprendizagem da geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta de currículo possível

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70277

Resumo

A aprendizagem da geometria destaca-se pelas suas dificuldades específicas, pois o ato de ver uma figura exige um custo cognitivo mais complexo do que o simples reconhecimento das formas. Pensando nessa problemática, apresenta-se neste trabalho uma concepção de currículo para a geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo análise documental. A partir dos estudos de Duval, apontou-se alguns “Elementos transversais para a aprendizagem da geometria” para esse nível de ensino: as mudanças de dimensão, as apreensões e os olhares em geometria. Estima-se que a aprendizagem da geometria e o desenvolvimento do olhar nesse nível de ensino podem estar ancorados nesses elementos transversais, responsáveis tanto pela produção de sistemas semióticos como pela condução a esse tipo específico de aprendizagem.

Biografia do Autor

Selma Felisbino Hillesheim, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica/UFSC. Professora de Matemática na Educação Básica e formadora de professores na Secretaria Municipal da Educação de São José, SC, Brasil. http://lattes.cnpq.br/3055654195076428


Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor titular em exercício voluntário na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC.  http://lattes.cnpq.br/0554663868893915

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Publicado

2020-05-28

Edição

Seção

Currículo e Educação Matemática