Elementos transversais para a aprendizagem da geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta de currículo possível
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e70277Resumo
A aprendizagem da geometria destaca-se pelas suas dificuldades específicas, pois o ato de ver uma figura exige um custo cognitivo mais complexo do que o simples reconhecimento das formas. Pensando nessa problemática, apresenta-se neste trabalho uma concepção de currículo para a geometria nos anos iniciais do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo do tipo análise documental. A partir dos estudos de Duval, apontou-se alguns “Elementos transversais para a aprendizagem da geometria” para esse nível de ensino: as mudanças de dimensão, as apreensões e os olhares em geometria. Estima-se que a aprendizagem da geometria e o desenvolvimento do olhar nesse nível de ensino podem estar ancorados nesses elementos transversais, responsáveis tanto pela produção de sistemas semióticos como pela condução a esse tipo específico de aprendizagem.
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