Explorando os coeficientes da função quadrática por meio do software Winplot: Uma experiência com alunos do 2° ano do Ensino Médio

Autores

  • Mauricio Ramos Lutz Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Alegrete
  • Aline Silva de Bona Instituto Federal Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2015v10n2p209

Resumo

Este estudo é uma pesquisa qualitativa, que desenvolvi com o objetivo principal de elaborar, implementar e analisar uma sequência didática, envolvendo o conteúdo de gráficos da função quadrática. Além disso, busquei associar, reconhecer e compreender a relação entre os coeficientes da função quadrática. Realizei esta investigação em uma turma, com 16 alunos, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. A importância da realização de tal pesquisa deve-se à necessidade de incluir o uso de tecnologias na disciplina de Matemática e à carência de material didático voltado para esse fim. Para fundamentar o processo de investigação, utilizei como metodologia os pressupostos da Engenharia Didática. Espero, com esse trabalho, contribuir para instrumentalização dos professores do Ensino Médio de maneira a favorecer a aprendizagem do conteúdo proposto.

Biografia do Autor

Mauricio Ramos Lutz, Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Alegrete

Possui Graduação em Matemática Licenciatura Plena (2004) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Pós-Graduação em nível de especialização em Estatística e Modelagem Quantitativa (2006) pela mesma Universidade e Pós-Graduação em nível de mestrado em Ensino de Matemática (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, já atuei como professor de Matemática na modalidade Educação a Distância (EAD) entre os anos de 2010 e 2012, porém sempre tive a curiosidade para ver como o estudante sente-se nessa modalidade de curso, para tanto cursei a Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática: Tripé para Formação do Professor de Matemática oferecida pela UFRGS (2015), onde também aprendi mais sobre Educação Matemática e as Tecnologias Digitais. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Farroupilha - Câmpus Alegrete/RS. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, tecnologias da informação e comunicação, educação de jovens e adultos, ensino e aprendizagem, matemática, estatística, educação matemática e ensino médio. É Coordenador de Área do Subprojeto Matemática IF Farroupilha - Câmpus Alegrete/RS do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal Farroupilha (Edital CAPES Nº 061/2013). Também é integrante do Grupo de Pesquisa em Matemática e Educação Matemática (GPMEM) pelo mesmo câmpus atuando na linha de pesquisa intitulada "Tecnologias da Informação e Comunicação, Estatística Aplicada e Ensino de Estatística".

Aline Silva de Bona, Instituto Federal Rio Grande do Sul - Câmpus Osório

Em 1996, como primeira opção de vestibular: ingressa na UFRGS para ser "professora de matemática". Desde 1997 dedica-se ao Ensino de Matemática, possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela UFRGS (1999) e Bacharelado em Ciências Contábeis pela FAPA (2008), sendo a mesma uma aplicação da matemática à ciência social. Professora nomeada de matemática do Ensino Fundamental e Médio/Profissional do Colégio Estadual Ruben Berta por mais de 10 anos, e em constante formação continuada e em busca de novos desafios sempre. Em 2010 foi um ano de muitos concursos públicos e novas aprendizagens EAD, em busca de uma matemática para todos! Atualmente professora do IFRS - Campus de Osório, que estou adorando! Defendi minha dissertação sobre os Portfólio de Matemática em 6/12/2010, e no segundo ano do doutorado em Informática na Educação, na UFRGS/PPGIE, com um estudo sobre "Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação, sob a orientação da Prof. Léa Fagundes e coorientação do Prof. Marcus Basso, qualifico a pesquisa em 17 de abril de 2012, e defendo a minha tese dia 22 de novembro de 2012, aprovada e homologada em 26 de novembro de 2012, pela Banca: Prof. Cleci Maraschin, Elisabeth Búrigo e Lúcia Giraffa. Só Alegria. Além disso, finalizei um curso de especialização EAD para aprender como o estudante sente-se nessa modalidade de curso, além de aprender mais sobre metacognição, pois já atuei como tutora da distância de curso de especialização em Matemática, Mídias Digitais para educação básica, então viso aprender também vivenciando a experiência! Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), em 2013, no Instituto de Psicologia - Departamento Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Personalidade, com a supervisão da professora Maria Thereza Costa Coelho de Souza. Nesta pesquisa estudo a aprendizagem de Matemática sob o olhar de Piaget.

Downloads

Publicado

2016-01-19

Edição

Seção

Artigos