Estudo da semiótica mediado por um objeto de aprendizagem: uma combinação possível

Autores

  • Anágela Cristina Morete Felix Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Rosana Figueiredo Salvi Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11n1p36

Resumo

O artigo relata parte dos resultados de uma pesquisa que teve como finalidade investigar possíveis contribuições da utilização do recurso tecnológico Objetos de Aprendizagem para o estudo das representações semióticas. A pesquisa foi realizada com estudantes que participavam do programa Sala de Apoio à Aprendizagem de Matemática de uma escola pública. Para este artigo apresentamos e analisamos os registros escritos de duas questões que foram aplicadas na pesquisa. Buscamos identificar as representações semióticas, por meio dos tratamentos e conversões, em tarefas realizadas por esses estudantes, segundo a teoria de Raymond Duval.  Os resultados apontaram que, após a intervenção com o Objeto de Aprendizagem “Balança Interativa”, a conversão e o tratamento foram manifestados nos registros escritos efetuados por esses estudantes. Embora alguns estudantes tenham apresentado dificuldades em relação ao pensamento algébrico, bem como nas operações aritméticas, inferimos que a utilização do recurso tecnológico Objetos de Aprendizagem pode contribuir com o estudo das representações semióticas e também para o ensino e a aprendizagem dos estudantes em aulas de matemática.

Biografia do Autor

Anágela Cristina Morete Felix, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduação em Licenciatura em Ciências pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio com habilitação em Matemática e Física. Especialização em Educação Matemática e Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Docente da rede pública da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná. Atua como professora colaboradora do departamento de matemática da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP/Cornélio Procópio-PR.   Doutoranda no programa de Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987). Mestrado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1992). Doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2000). Docente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina, atuando na graduação na área Epistemologia da Geografia e na pós-graduação nas áreas de Ensino de Geografia e Educação Científica e Matemática nos níveis de mestrado e doutorado.

Downloads

Publicado

2016-07-07

Edição

Seção

Artigos