Formação inicial de professores de matemática: os estágios supervisionados e as histórias de vida<br>Initial training of teachers of mathematics: supervised the stages and life stories

Autores

  • Fabrício Monte Freitas UFPel
  • João Alberto da Silva FURG
  • Ricardo Rios Oliveira UFPel

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2010v5n1p61

Resumo

Muitos alunos da licenciatura em Matemática têm ingressado no curso sem qualquer experiência de ensino em sala de aula. Para estes estudantes, o primeiro momento de exercício da docência se dá durante o estágio supervisionado. Nesse sentido, este artigo tem o objetivo de refletir a respeito da influência das práticas docentes durante a formação inicial dos professores que nunca haviam entrado em sala de aula antes do estágio. Utilizamos a metodologia das Histórias de Vida para produzir uma escrita cooperativa que evidenciou as principais marcas deixadas pelo estágio na constituição da professoralidade dos sujeitos entrevistados. Identificamos que a consciência do inacabamento, a aquisição dos saberes de experiência e a construção da identidade são marcas que surgem durante este momento de constituição do ser professor.

Biografia do Autor

Fabrício Monte Freitas, UFPel

Licenciado em Matemática (UCPel) e Especializando em Educação, ênfase no ensino de ciência e matemática (UFPel). Integrante do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (CNPq/FURG).

João Alberto da Silva, FURG

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio na Universidade de Genebra. É Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande, no Instituto de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências/ É líder do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (CNPq/FURG)

Ricardo Rios Oliveira, UFPel

Licenciado em Matemática (UCPel) e Especializando em Educação, ênfase no ensino de ciência e matemática (UFPel).

Downloads

Publicado

2011-03-28

Edição

Seção

Artigos