Elaborando jogos com alunos do 8.º ano do ensino fundamental e aprendendo matemática<br>Making games with students from the 8th grade of elementary school and learnig mathematics

Autores

  • Keli Cristina Conti Faculdades Atibaia
  • Renan De Matos Vasconcelos Faculdades Atibaia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p301

Resumo

Levando-se em conta a função que o jogo pode assumir no contexto social e didático-metodológico, ou seja, a de mais uma metodologia que pode auxiliar o aluno no aprendizado prazeroso da Matemática, foi desenvolvido o trabalho aqui relatado, com estudantes de um 8.º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual do interior de São Paulo, cujos objetivos foram os de se levar a disciplina para a sala de aula de uma forma lúdica, de desenvolver a criatividade, o raciocínio lógico e para mostrar a importância de se escrever e ler também nessa área do conhecimento.  Os alunos, trabalhando em grupos – depois de terem contato com vários tipos de jogos e mediados por um professor em formação, licenciando de um curso de Matemática –, criaram oito jogos de tabuleiro que foram experimentados e avaliados (na forma de um relatório) por seus colegas de turma. Depois de realizada toda a proposta, os educandos notaram a importância de criar regras claras e de se “escrever matematicamente”, além de considerarem que trabalharam bem em equipes e que puderam aprender Matemática de uma forma muito mais ativa e divertida.

Biografia do Autor

Keli Cristina Conti, Faculdades Atibaia

Mestre em Educação pela Unicamp; professora das Faculdades Atibaia (FAAT), orientadora do projeto de Iniciação Científica.

Renan De Matos Vasconcelos, Faculdades Atibaia

Licenciando do Curso de Matemática – Faculdades Atibaia (FAAT), participante de projeto de Iniciação Científica.

Downloads

Publicado

2013-07-26

Edição

Seção

Relatos de Experiências