Avaliação discente: uma proposta utilizando a Lógica Fuzzy

Autores

  • Graziela Marchi Tiago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus São Paulo Rua Pedro Vicente, 625, Canindé, São Paulo – SP, CEP: 01109-010
  • Mariana Pelissari Monteiro Aguiar Baroni Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus São Paulo Rua Pedro Vicente, 625, Canindé, São Paulo – SP, CEP: 01109-010
  • Rogério Ferreira da Fonseca Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus São Paulo Rua Pedro Vicente, 625, Canindé, São Paulo – SP, CEP: 01109-010

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n2p87

Resumo

Em geral, as avaliações aplicadas por professores tentam quantificar a aprendizagem discente por meio de critérios subjetivos. Essas avaliações são elaboradas conforme o interesse do professor ou da instituição de ensino e geralmente desconsideram habilidades e competências desenvolvidas pelo discente durante o processo de ensino-aprendizagem. Apresentamos aqui o desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica, baseada em Lógica Fuzzy, que poderá auxiliar o professor na complexa tarefa de avaliar as aprendizagens discentes. No nosso estudo de caso, utilizamos notas de avaliação e atividades desenvolvidas por discentes, onde é possível observar que a Lógica Fuzzy propiciou a análise dessas atividades para a composição da nota final a partir de noções imprecisas como Insuficiente, Regular, Bom e Excelente. A principal vantagem do sistema proposto é a possibilidade de classificar o desempenho dos discentes considerando o uso de vários indicadores e não apenas as avaliações tradicionais.

Biografia do Autor

Graziela Marchi Tiago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus São Paulo Rua Pedro Vicente, 625, Canindé, São Paulo – SP, CEP: 01109-010

Licenciada e Bacharela em Matemática, Mestre em Matemática Aplicada e Doutora em Engenharia Mecânica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC/USP), Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus São Paulo, SP, e do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, campus São Paulo, SP, Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Profissional (GPEMeP) do IFSP, campus São Paulo, SP, Endereço para correspondência: Rua Pedro Vicente, 625, Canindé, São Paulo – SP, CEP: 01109-010, E-mail: grazielamarchi@gmail.com.

Mariana Pelissari Monteiro Aguiar Baroni, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus São Paulo Rua Pedro Vicente, 625, Canindé, São Paulo – SP, CEP: 01109-010

Licenciada em Matemática, Mestre e Doutora em Computação Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (LAC/INPE), Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus São Paulo, e do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, campus São Paulo, Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Profissional (GPEMeP) do IFSP, campus São Paulo. Endereço para correspondência: Rua Pedro Vicente, 625, Canindé, São Paulo – SP, CEP: 01109-010, E-mail: mariana.baroni@gmail.com.

Rogério Ferreira da Fonseca, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus São Paulo Rua Pedro Vicente, 625, Canindé, São Paulo – SP, CEP: 01109-010

Licenciado e Bacharel em Matemática, Doutor em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Professor do Departamento de Matemática da PUS-SP. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), campus São Paulo, SP, e do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, campus São Paulo, SP, Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Profissional (GPEMeP) do IFSP, campus São Paulo, SP, Endereço para correspondência: Rua Pedro Vicente, 625, Canindé, São Paulo – SP, CEP: 01109-010, E-mail: rffonseca@ifsp.edu.br.

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Publicado

2014-12-20

Edição

Seção

Artigos