Influências Filosóficas no Educar pela Pesquisa em Matemática

Autores

  • Luciano Sant'Ana Agne PUC/RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Porto Alegre
  • João Batista Siqueira Harres PUC/RS - Faculdade de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp117

Resumo

O presente artigo teórico propõe influências filosóficas para o princípio teórico conhecido como Educar pela Pesquisa. Para isso faz-se uma relação entre a filosofia de Platão e Aristóteles, as correntes filosóficas da idade média, a Filosofia da Matemática, as tendências em Educação Matemática e os Modelos Didáticos. O trabalho conclui que esses fundamentos filosóficos influenciam as práticas dos professores em sala de aula, que essa influência é um processo histórico e que o Educar pela Pesquisa é um modelo didático evolutivo-construtivista com raízes no intuicionismo e na filosofia aristotélica. Ao final, apresentamos um organograma que resume as ideias defendidas neste trabalho.

Biografia do Autor

Luciano Sant'Ana Agne, PUC/RS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Professor de Matemática da rede municipal de ensino de Porto Alegre e mestre em Educação em Ciências e Matemática pela PUC/RS.

João Batista Siqueira Harres, PUC/RS - Faculdade de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), com estágio pós-doutoral na Universidade de Sevilha (2007). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Física da PUCRS, onde atua como pesquisador permanente no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Como docente, atua principalmente no ensino de Física e na formação inicial e continuada de professores de ciências e matemática. Suas pesquisas se concentram no ensino, na aprendizagem de ciências e no desenvolvimento profissional de professores e suas inter-relações com a epistemologia, a história da ciência, a cultura, a inovação e a educação científica. Na Diretoria de Graduação da Pró-Reitoria Acadêmica da PUCRS exerce a função de Coordenador de Ensino, setor responsável pela condução dos processos de inovação pedagógica e desenvolvimento docente.

Downloads

Publicado

2017-01-25