Considerações Intempestivas sobre um fazer História [da Educação Matemática]

Autores

  • Rosilene Beatriz Machado UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cláudia Regina Flores UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp149

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar reflexivamente em que perspectivas conceituais os trabalhos de pesquisa (de um grupo de pesquisa específico) em Educação Matemática tem sido produzidos. Em especial, e particularmente, analisar como se tem conduzido suas investigações em história da [educação] matemática. A ideia é explicar o como de tal produção, com a prerrogativa de que, nesse movimento, as questões filosóficas do por que fazer, direcionadas aos seus aspectos ontológicos, epistemológicos e axiológicos, vão sendo abarcadas. Aspectos que atravessam, em linhas gerais, problematizações em torno do o que é isto e como conhecer isto que é a história da educação matemática, e que perpassam, ainda e também, as problematizações dessa mesma natureza nos campos disciplinarizados que, de maneira caótica e difusa, a constituem: história, educação, matemática.

Biografia do Autor

Rosilene Beatriz Machado, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Matemática Licenciatura pela UFSC (2007), Pós-Graduação em Matemática Financeira Aplicada aos Negócios, pela UNISUL (2009), Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC (2012). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC e integrante do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM/UFSC). É professora do Departamento de Metodologia de Ensino, Centro de Ciências da Educação (CED/MEN), da UFSC.

Cláudia Regina Flores, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), Mestrado em Educação, na linha Ensino de Ciências Naturais e Matemática, pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e Doutorado em Educação, na linha Ensino de Ciências, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Realizou estágio de doutoramento na Universitè de Roeun, França, durante o ano de 2002 e Pós-Doutorado na North Carolina State University - USA, 2010-2011. Coordenadora do GECEM - Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática. É Professora Associado do Departamento de Metodologia de Ensino, da Universidade Federal de Santa Catarina e professora credenciada no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É editora da Educação Matemática na Revista Alexandria. É membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: visualidade, arte e educação matemática; história da matemática; história da educação matemática e formação de professores.

Downloads

Publicado

2017-01-25