Professor, quem inventou a Matemática? Travessias de uma pergunta que se torna problema e um problema que inventa currículo

Autores

  • Sônia Maria Clareto UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, MG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp297

Resumo

Este artigo se abriga junto a uma pesquisa realizada em uma escola municipal de Juiz de Fora (MG). Em uma sala de aula de matemática um aluno pergunta: professor, quem inventou a matemática?. Esta pergunta dispara inquietações e desassossegos e é tornada problema junto a toda a escola. Alunos e alunas, professores e professoras das turmas de educação infantil, anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental são convocados pela questão disparadora e se lançam em invenções construindo possibilidades de enfrentamento da pergunta: quem inventou a matemática?. Neste enfrentamento um currículo vai sendo inventado. Currículo como movimento de produção de questões. Currículo sendo inventado por um problema. Um indisciplinar atravessa o Currículo. O artigo está organizado em quatro tópicos: no primeiro deles, se dispõe a pensar o quem? da pergunta lançada; no segundo, o verbo inventar em seu tempo verbal; no outro, a matemática é interrogada: que matemática?; por fim, é recolocada a questão inicial, que emerge inventada de outros modos no processo desta escrita: quem inventa matemática na escola?

Biografia do Autor

Sônia Maria Clareto, UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora, MG

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1987), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFJF, atuando nos níveis de mestrado e doutorado . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço escolar, formação de professores, etnomatemática e espacialidade, filosofias da diferença e educação. Líder do Travessia Grupo de Pesquisa, cadastrado e certificado pelo CNPq, abrigado no Núcleo de Educação em Ciência, Matemática e Tecnologia NEC/FACED/UFJF. Realizou (2014-2016) o pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com a supervisão do prof. Dr. Antônio Vicente Marafioti Garnica.

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Publicado

2017-01-25