Significado em Educação Matemática: uma Questão Política

Autores

  • Ole Skovsmose UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2016v11nespp36

Resumo

Por uma política de significado, me refiro às condições sociais, econômicas, culturais e religiosas na experimentação de significados. Também me refiro às várias camadas formadas por visões, suposições, pressuposições e preconceitos que podem construir algo como sendo significativo. Ao abordar diferentes políticas de significado na educação matemática, espero mostrar como o significado pode se tornar formatado. Para tanto, discuto uma interpretação baseada em foregrounds. A ideia básica é relacionar significados e foregrounds, reconhecendo a influência de uma série de fatores, e das experiências pessoais relacionadas a estes fatores, como elementos que moldam foregrounds. Políticas de significado podem ser analisadas com referência ao sexismo, racismo, instrumentalismo e engajamento político.

Biografia do Autor

Ole Skovsmose, UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, SP

Possui doutorado em MATHEMATICS EDUCATION - ROYAL DANISH SCHOOL OF EDUCATIONAL STUDIES (1982). Desenvolve pesquisas em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: mathematics in action, educação matemática crítica, aporismo, critical rationality e critical mathematics education research programme.

Publicado

2017-01-25