Um estudo da parábola: quadros, registros de representação semiótica e pontos de vista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e56678

Resumo

Neste artigo faremos um estudo bibliográfico com a finalidade de fazer uma reflexão a respeito do estudo da parábola a partir das noções de Quadros, Pontos de Vista e de Registros de Representação Semiótica. Não temos a intenção de esgotar o assunto, pois estamos interessados apenas no que se refere ao ensino básico. Assim, articulamos no quadro da Geometria os pontos de vista do corte entre plano e cone, e de lugar geométrico utilizando o registro material, o registro figural e o registro algébrico. A partir desse estudo mudamos o ponto de vista para o quadro da Geometria Analítica representando a parábola no plano cartesiano, que a caracteriza agora como um registro gráfico e o articulamos com o obtido como representação algébrica no quadro anterior para desenvolver outras representações algébricas, as equações. 

Biografia do Autor

Carlos Alberto Fernandes de Siqueira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Aluno de Doutorado em Educação Matemática do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade católica de São Paulo: PEPG da PUC/SP em Educação Matemática.

 http://lattes.cnpq.br/7306463059061123

Maria José Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora Asssitente Doutor da Graduação, do Programa de Estudos Pós Graduados em Educação Matemática e da Especialização em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Matemática, Tecnologia da Informação e Comunicação e formação de professores de matemática com ênfase em números fracionários e geometria.

http://lattes.cnpq.br/9339055052599639

 


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Publicado

2019-09-25

Edição

Seção

Artigos