Conhecimento matemático para o ensino de escala apresentada em gráficos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Autores

  • Milka Rossana Guerra Cavalcanti Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec
  • Gilda Lisbôa Guimarães Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec https://orcid.org/0000-0002-1463-1626

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62664

Resumo

Este estudo buscou estabelecer Conhecimentos Matemáticos para o Ensino de escala (Mathematical Knowledge for Teaching – MKT, Ball e colaboradores 2008) apresentada em gráficos estatísticos. A partir da revisão da literatura e de uma pesquisa diagnóstica com crianças e adultos dos anos iniciais, estabelecemos as habilidades necessárias para a compreensão de escala nos anos iniciais para cada tipo de Conhecimento Matemático para o Ensino. O Conhecimento Matemático para o Ensino de Escala não deve ser apenas teórico/epistemológico, mas deve instrumentalizar o professor para reconhecer uma resposta errada, dimensionar a natureza do erro, ter familiaridade com os erros comuns cometidos pelos alunos, planejar uma abordagem de ensino capaz de superar o erro, conhecer o livro didático e o currículo e também compreender que tipo de complexificação pode ser feita ao trabalhar este conceito no evoluir da escolaridade.

Biografia do Autor

Milka Rossana Guerra Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), mestrado em Educação Matemática e Tecnológica (2010) e Doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora da Prefeitura da Cidade de Recife. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, gráfico, tabela, livro didático, educação estatística, escala e anos iniciais. Também participa de Grupo de Pesquisa do CNPQ - Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental - GREF.

Gilda Lisbôa Guimarães, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1982), mestrado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Fez pós doutorado na Universidad de Burgos - Espanha e na Université Laval no Canadá. Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Pernambuco ministrando disciplinas no curso de Pedagogia e na Pós graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec. Pesquisa e orienta estudos na área de Educação Matemática, com ênfase em Educação Estatística, atuando principalmente na aprendizagem de professores e alunos da Educação Infantil, anos iniciais e Eja e análise de livros didáticos. É lider do Grupo de Pesquisa do CNPQ - Grupo de Estudo em Educação Estatística no Ensino Fundamental - Gref.

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Edição Especial: Educação Estatística