A Educação Estatística na educação básica de Brasil, Estados Unidos, França e Espanha segundo os documentos de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2019.e62813

Resumo

O objetivo do presente estudo é apresentar um recorte de nossa pesquisa apresentando orientações e recomendações curriculares propostas e explicitadas nos documentos curriculares do Brasil (PCN e BNCC), EUA, França e a Espanha Real Decreto (BOE), em relação ao ensino de Estatística na Educação Básica. Os resultados apontam pontos de coincidência e algumas discordâncias entre as orientações e as recomendações curriculares contidas nos documentos oficiais dos dois países, sobre o ensino da Estatística. As orientações curriculares adotam perspectivas diferentes para o ensino da Estatística.  No Brasil, tais perspectivas, parecem ser de caráter instrumental, uma vez que postula que, no estudo da Estatística, o aluno deve se envolver com algo presente no seu cotidiano e não com um trabalho fundamentado em definições ou fórmulas. Já o currículo espanhol trata essa disciplina como uma ferramenta fundamental para resolver situações da vida diária, para compreender melhor o ambiente que as rodeia e para levar o estudante a comunicar-se estatisticamente na representação e tratamento da informação por meio do Letramento Estatístico.

Biografia do Autor

Nelson Antonio da Silva, Universidade Norte do Paraná

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. Docente de Matemática da Secretaria Estadual de Educação do Paraná.

http://lattes.cnpq.br/660293749459022

Helenara Regina Sampaio Figueiredo, UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ

 Docente de Matemática da Secretaria Estadual de Educação do Paraná e do Ensino Superior, Doutora em Educação para a Ciências e a Matemática. Docente do Programa de Pós - Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias. 

http://lattes.cnpq.br/6619487794197361

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Publicado

2019-09-27

Edição

Seção

Edição Especial: Educação Estatística