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A REVEMAT é uma revista eletrônica de divulgação científica na área de Educação Matemática. Publica artigos que buscam compreender fenômenos de ensino e aprendizagem relacionados à matemática.
  • Chamada de Artigos Edição Especial: Antropologias e Educações Matemáticas: diálogos (im)pertinentes

    2023-08-25

    Chamada:

    É comum em pesquisas da área de Educação Matemática termos diálogos com outras áreas como História, Filosofia e Psicologia (apenas para exemplificar as três mais centrais). É comum em cursos de Licenciatura em Matemática disciplinas como Psicologia da Educação ou Psicologia da Educação Matemática, História da Educação, ou História da Matemática ou História da Educação Matemática, ou Filosofia ou Filosofia da Matemática, ou Filosofia da Educação Matemática. Entretanto, diálogos com a disciplina Antropologia não são tão comuns, bem como disciplinas na Licenciatura em Matemática, explicitamente relacionadas à Antropologia.

    A partir dos anos 90 do século XX, investigações na área de Antropologia se dedicaram em problematizar pilares e pressupostos de pesquisas que até então eram realizadas. Sob a narrativa de uma virada ontológica na Antropologia, tendo como três de seus principais autores, Eduardo Viveiros de Castro, Bruno Latour e Philippe Descola, um esforço teórico do fazer antropológico teve como foco matrizes relacionais do pensamento e ação dos humanos (VIVEIROS DE CASTRO, 2003). Ainda com Viveiros de Castro, “[...] os discursos nativos não falam só de suas necessidades ou de suas mentes, mas principalmente de seus mundos, os quais temos de considerar reais e essencialmente distintos do nosso [...]” (p. 6). De modo sucinto, ideias e conceitos centrais de povos originários são/estão diferentes e distantes de ideias e conceitos de povos ocidentais. Logo, há uma necessidade de problematizações de projetos da modernidade que se constituem (ainda) como centro de produções de verdades e cosmovisões de mundos.

    Acreditamos que esse movimento na Antropologia pode ser frutífero para investigações em Educação Matemática, pois em nossa área também acontece um movimento (por vezes ainda tímido) de colocar em suspensão pressupostos basilares do que seria a própria matemática, bem como seus atributos e adjetivações, como a neutralidade e a universalidade. Parece-nos que ainda são hegemônicas práticas de educação matemática centradas na produção de um tipo específico de sujeito. 

    Neste número temático serão aceitos investigações que movimentam diálogos com teorizações antropológicas. Mais especificamente, com teorizações realizadas no campo da Antropologia que fazem parte da chamada virada ontológica da Antropologia. Serão aceitos ensaios, pesquisas, fabulações, ficções, ou seja, produções, que:

    • Exploram cenários de problematizações do projeto moderno de escola e de uma sala de aula de matemática;
    • Problematizam processos de domesticação dos sujeitos, da escola e da sala de aula de matemática;
    • Discutam o não humano, a materialidade, o corpo e suas relações com práticas, saberes e temporalidades;
    • Tragam cenários de pesquisa em educação matemática que não estejam desconectados com emergências e demandas de nossa contemporaneidade no Antropoceno, em discussões filosóficas, políticas, econômicas, ecológicas e éticas.

    Nossa intenção é aglutinar uma multiplicidade de trabalhos e autores nos quais possam produzir discussões outras em diálogos com Antropologias e Educações Matemáticas.

    Cronograma:

    Submissão dos artigos até 30 de outubro. 

    Publicação do Dossiê – Fevereiro de 2024. 

    Editores Convidados:

    Dr. João Ricardo Viola dos Santos (UFMS)

    Dr. Júlio Faria Corrêa (UFSC-Blumenau)

    Dra. Débora Regina Wagner (UFSC)

    Dra. Cláudia Regina Flores (UFSC)

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  • Chamada de artigos!!!!!

    2022-07-01

    Chamada de artigos para Dossiê Temático - Educação Matemática em diálogo com a Educação do Campo, Indígena e Quilombola e em outros contextos socioculturais afirmativos.

    O Dossiê tem por objetivo publicar, mediante avaliação de pareceristas ad hoc e de membros do Conselho Científico da REVEMAT, trabalhos inéditos resultantes de estudos teóricos e pesquisas que buscam estabelecer relações entre Educação Matemática e a Educação do Campo, Indígena e Quilombola e em outros contextos socioculturais afirmativos no âmbito da Educação Básica e do Ensino Superior.

    A edição temática é um convite de pesquisadores vinculados ao projeto de pesquisa interinstitucional Cursos de Licenciaturas que Formam Professores para Ensinar Matemática nos Contextos da Educação do Campo, Indígena, Quilombola... e Outros, que integra um projeto mais amplo proposto pelo GT7 – Formação de professores que ensinam Matemática da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

    Editoras convidadas:

    Débora Regina Wagner (UFSC)

    Aldinete Silvino de Lima (UFRB)

    Submissão de artigos até 30/08/2022.

    Normas para submissão: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/about/submissions

    Ao realizar o processo de submissão, os artigos deverão, obrigatoriamente, estar de acordo com as normas da revista, escritos no template e enviados na seção: 

    Dossiê Temático: Educação Matemática em diálogo com a Educação do Campo, Indígena e Quilombola e em outros contextos socioculturais afirmativos.

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  • Volume 17!

    2022-03-30

    A REVEMAT publicou na última semana a Edição Especial Pesquisa de Formação de Professores que ensinam Matemática e acaba de publicar hoje seu novo volume 17! Convidamos todos a navegar e acessar os artigos!

    Lembramos que a revista está com publicações em fluxo contínuo desde 2020!!

    Equipe editorial.

    Saiba mais sobre Volume 17!
  • Fechamento do v. 16 de 2021!

    2021-12-14

    É com satisfação que a REVEMAT acaba de atualizar e encerrar seu volume 16, do presente ano de 2021. Agradecemos a todos que contribuíram com a revista, em especial aos avaliadores, que nos ajudaram a manter um intenso e contínuo fluxo de publicações ao longo deste ano. Foram, ao todo, 59 publicações, incluindo artigos, traduções e relatos de experiência!

    Desejamos boas festas e um 2022 de muitas realizações!

    Profa. Rosilene Beatriz Machado, em nome de toda a equipe editorial.

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  • Novo volume

    2021-03-09

    A REVEMAT acaba de abrir o ano de 2021, publicando seu novo volume! Convidamos todos a navegar e acessar os artigos! Lembramos que a revista está com publicações em fluxo contínuo desde 2020!!

    Equipe editorial.

     

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  • Chamada de artigos!!

    2020-09-30

    Chamada de artigos para Dossiê Temático - Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática

    O Dossiê aborda as pesquisas no campo da formação de professores que ensinam matemática que envolvem os fundamentos teóricos e metodológicos na formação inicial em diferentes modalidades de licenciatura, na formação continuada e nos conceitos sobre o professor, tais como: profissionalidade, identidade e trabalho docentes. 

    Editoras convidadas:

    Regina Célia Grando (UFSC)

    Adair Mendes Nacarato (USF)


    Submissão de artigos até 30/06/2021.

    Ao realizar o processo de submissão, os artigos deverão ser enviados, obrigatoriamente, na seção: 

    Dossiê Temático: Pesquisas em Formação de Professores que Ensinam Matemática.


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