Sistema de numeração decimal: saberes revelados por alunos do 5º ano <br> Decimal number system: some knowledge revealed by fifth grade students

Autores

  • Eliane Matheus Plaza Universidade Cruzeiro do Sul
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p104

Resumo

Este artigo discute alguns saberes e dificuldades em Matemática, revelados por uma amostra de 23 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da Cidade de São Paulo . O estudo buscou identificar e apontar, por meio de respostas construídas, algumas dificuldades no que se refere às regras do sistema de numeração decimal, ao realizarem a Prova da Cidade/2009 de Matemática. Optou-se por uma análise descritiva e interpretativa das produções escritas, o que possibilitou identificar alguns saberes de Matemática que estão ocultos por trás dos erros cometidos e apontar algumas dificuldades que implicam e interferem no processo de ensino e aprendizagem. Para esta investigação buscaram-se aportes teóricos que discutem a avaliação da aprendizagem, em especial a avaliação diagnóstica, e ainda o papel do erro enquanto instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Os dados analisados indicaram que, ao final do primeiro ciclo do Ensino Fundamental, os alunos ainda apresentam pouco domínio no uso do sistema de numeração, e as dificuldades reveladas por meio das produções escritas mostraram a necessidade de mudanças urgentes nas propostas pedagógicas e práticas de sala de aula, o que permite inferir a urgência em ações para a formação de professores que atuam nas séries iniciais, especificamente no ensino da Matemática.

Biografia do Autor

Eliane Matheus Plaza, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda Bolsista do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul; conta com o apoio financeiro da CAPES/INEP. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática e Coordenadora Pedagógica Titular da Prefeitura da Municipal de São Paulo. Aluna pesquisadora do Projeto de Pesquisa Brasil de Matemática: revelações e possibilidades de avanços nos saberes de alunos de 4ª série/5º ano e indicativos para a formação de professores,Edital 2010 do Projeto Observatório da Educação financiado pela CAPES.

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Professora Orientadora, Doutora em Educação Matemática; Professora titular e vice coordenadora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Uma das autoras dos Cadernos de Apoio e Aprendizagem elaborados para alunos (1o ao 5o ano) e professores dos anos iniciais e de Matemática da rede municipal de São Paulo, publicados em 2010 pela Fundação Padre Anchieta para a PMSP. Pesquisadora e Coordenadora de Projeto de Pesquisa no âmbito do EDITAL 2010 do Projeto Observatório da Educação financiado pela CAPES. Pesquisadora e Coordenadora do Projeto de Pesquisa na linha Ensino Público financiado pela FAPESP em conjunto com a PUC/SP.

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Publicado

2013-07-26

Edição

Seção

Artigos