Saberes de Matemática utilizados por técnicos de enfermagem em sua prática profissional<br>Mathematics’ Knowledge used by nursing technicians in their professional practice
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p119Resumo
O presente artigo é parte da dissertação de mestrado cujo objetivo foi conhecer os saberes de Matemática que são utilizados pelos profissionais técnicos de enfermagem e como esses conhecimentos são aprendidos no processo formativo desses profissionais. Neste texto, são apresentadas as compreensões da utilização de saberes de Matemática no local de trabalho em que o profissional técnico de enfermagem desenvolve suas funções. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa com abordagem naturalística-construtiva e foco histórico-hermenêutico que deseja chegar à compreensão dos fenômenos e problemáticas as quais investiga, examinando-as no próprio contexto em que ocorrem. Para analisar os dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva que pode ser compreendida como um processo auto-organizado de construção de compreensão em que novos entendimentos emergem. Após a análise dos dados podemos afirmar que muitos saberes e cálculos matemáticos estão presentes na prática dos técnicos em enfermagem. Entre esses, destacam-se os relacionados às ações de cuidado, como o controle do gotejamento de infusões endovenosas, a dosagem de medicações, a diluição de medicações, a infusão por bombas programáveis, o balanço hídrico e as mensurações antropométricas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).