A construção de conceitos da geometria plana com o uso de materiais concretos e digitais: uma experiência com Tangram<br>The construction of plane geometry concepts using concrete materials and digital: an experience with Tangram

Autores

  • Rodrigo Sychocki da Silva IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Daniela Cristina Vargas Lopes IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p179

Resumo

A proposta do artigo é apresentar uma pesquisa feita na escola básica com alunos das séries iniciais no ano de 2012. Através de uma sequência de atividades elaboradas com material concreto e digital envolvendo o jogo Tangram, propomos uma possibilidade de abordagem dos conceitos de perímetro e área de figuras planas no ensino fundamental. A pesquisa de caráter qualitativo se fundamenta na teoria dos níveis de Van Hiele para justificar os progressos na construção do conhecimento pelos alunos. Ao final da pesquisa, como forma de um produto, disponibilizamos na internet uma versão de acesso livre do jogo Tangram construído com o auxílio do software Geogebra.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul

http://lattes.cnpq.br/3454823175359548

Daniela Cristina Vargas Lopes, IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática no IFRS – Caxias do Sul.

Downloads

Publicado

2013-07-26

Edição

Seção

Artigos