O estudo de frações: uma experiência no curso de pedagogia The study of fraction: an experience in pedagogy course

Autores

  • Marlene Menegazzi ULBRA e UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p248

Resumo

O presente trabalho apresenta uma experiência realizada com uma turma da disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática, do quarto semestre do Curso de Pedagogia da ULBRA Guaíba, com o objetivo de verificar as concepções relativas aos números fracionários. As atividades foram realizadas em sala de aula com a aplicação de instrumento de avaliação impresso e através da utilização de objetos de aprendizagem, visando incentivar o uso de recursos tecnológicos digitais nos anos iniciais do ensino fundamental. A análise dos resultados indica a existência de dificuldades no trato com os números fracionários, por parte dos acadêmicos do curso. Dessa forma, surge a necessidade de aprofundar este trabalho com os futuros professores, sendo que, a presente experiência será considerada como parâmetro para o planejamento de cursos de extensão para os professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

Biografia do Autor

Marlene Menegazzi, ULBRA e UFRGS

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Habilitação Em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1983) e Especialização em Administração e Planejamento Docente do Ensino Superior. Atualmente é professora titular da Universidade Luterana do Brasil atuando nos cursos de Licenciatura em Matemática, Sistemas de Informação e Pedagogia .Tem experiência na formação de professores de matemática. Trabalha com disciplinas de Geometria, Cálculo, Lógica, Matemática Aplicada, Laboratório de Matemática, Estatística, Matemática Discreta, Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais e orienta os Estágios Supervisionados do Curso de Matemática. Já desenvolveu Curso de Extensão na plataforma Moodle e atualmente utiliza a plataforma Netaula (própria da Instituição), de forma a complementar as disciplinas presenciais. Encontra-se em fase de conclusão de um Curso de Especialização Lato Sensu em Ensino à Distância e cursa o mestrado em Ensino de Matemática na UFRGS.

Downloads

Publicado

2013-07-26

Edição

Seção

Artigos